Como sobreviver a um Chefe Idiota?
Tratar as pessoas como lixo pode ser um caminho para o sucesso pessoal. É o que ainda defendem alguns chefes nos nossos dias. Acreditam que deixar os outros sentirem-se oprimidos, desrespeitados, desconsiderados tecnicamente e pessoalmente pode ajudar à sua motivação e fazê-los focar no essencial. Diria eu um perfeito disparate.
Tratar os outros como lixo enfraquece o desempenho das pessoas, a sua capacidade de tomar decisões, a sua produtividade, criatividade, mas acima de tudo disponibilidade.
Um erro crasso na gestão de pessoas, um atraso no caminho para a competividade organizacional. Quem o pratica acredita piamente que se trata da melhor solução, no entanto, mais do que um idiota, não passa de um falhado como ser humano.
Infelizmente os humanos possuem uma extraordinária capacidade de negação e ilusão. O que leva a que a pessoa que trata os outros como lixo nunca irá ter noção da gravidade da situação.
O mais grave é que tratar os outros como lixo é contagioso. Se trabalhar com alguém que o faça é provável que venha a fazer parte do grupo. E de repente a empresa transforma-se num aeroporto de idiotas, em que em cada minuto aterra um.
Mas como sobreviver?
Acredito em desistir. Virar costas, dizer mesmo adeus. Metaforicamente e realmente pode ser o penso rápido perfeito para a dor de ter de lidar com um idiota. Parece a opção perfeita, mas uma saída rápida e impetuosa, não é o mais correto. As pessoas deixam as chefias não as empresas. Paralelamente podemos encontrar outro idiota, pelo que é melhor optar por outras técnicas.
Pense em antes de falar, não precisa de falar tudo o que pensa, mas pense em tudo o que for falar. Gira as suas emoções e escolha as palavras serenamente.
Seja paciente, se o chefe não percebeu. Explique detalhadamente, mesmo se não entender, tente explicar de outra maneira, eventualmente desenhe se a dúvida persistir. Considere que não existem perguntas idiotas.
Pratique a empatia, coloque-se no lugar do seu chefe e procure entender a lógica ilógica. Tente ver o seu ponto de vista.
Fale de forma direta, objetiva e focada, sem nunca perder a cordialidade. Seja acima de tudo profissional.
Não permita que lhe roube o seu bom humor. Será o maior desafio, mas simultaneamente a maior conquista.
Trabalhe em colaboração, não em competição. Ajude o seu chefe a atingir os objetivos da organização. É sempre possível praticar marketing pessoal, sem “afastar” os outros.
Pense a longo prazo, afinal nada é permanente exceto a mudança. E se tudo muda, no futuro os papeis podem inverter-se.
Descomplique…
Vera de Melo
CEO/Partner Your People
I Help Leaders To Be Better Leaders | Coach | HR & OB Consultant
1 aAtual à data e hoje! As relações laborais são o core da humanização das organizações e pressuposto de felicidade! Obrigado.
Treasury Specialist
5 aConselhos muito sábios.
Corporate Banking Manager at Novo Banco SA
5 aMuito aconselhador. Obrigada
Apoio à Gestão
5 aBrilhante!