Como transformar conhecimento em estratégia?
Golconda, 1953 René Magritte

Como transformar conhecimento em estratégia?

Em um mercado cada vez mais inconstante, mais e mais empresas vêm se conscientizando de que o investimento em estratégias de marketing é necessário para o crescimento das vendas. Mas isso é o suficiente? Hoje o marketing vai além de vender produtos e serviços, ele gera significados que agregam valor e fortalecem a marca. E é isso que faz uma empresa sair do lugar-comum. Pensando sobre isso, comecei a me questionar sobre o que é preciso saber para se diferenciar e, ao mesmo tempo, entregar a promessa da marca.

Os planos de marketing estão ficando similares em sua concepção (bem ao estilo Magritte, como na imagem que ilustra esse post).

Falta perceber que o online e o offline estão se tornando uma experiência única na mente dos consumidores. Isso exige, por consequência, criatividade estratégica, conhecimento profundo do público, benchmarking, posicionamento único e ainda, ações integradas.

Acredito que transformar informação em conhecimento e o conhecimento em estratégia, é o caminho para criar a experiência única que precisamos. Mas como encontrar esse conhecimento?

Pense criativamente na estratégia

Não dá para pensar em inovação sem pensar criativamente. Saber não só o que seus concorrentes estão fazendo, mas ter um olhar amplo para campanhas de comunicação do mundo todo e encontrar tendências socioculturais.

Além das referências, que tal questionar muito? Essa dica vem da Box 1824 – empresa de pesquisa de mercado, no vídeo Global Reel. Eles mostram a importância de fazer muitas perguntas e principalmente as perguntas certas na construção de pesquisas. É assim que eles criam suas análises de tendências culturais, que depois são apresentadas para a sociedade em formato de vídeo.

Mapeie seu público-alvo

O conceito de consumer insight nos orienta quanto a entender não só quem, mas quais são as motivações mais profundas do consumidor. Compreender o que é valor para ele, analisar por que da compra e não como ele simplesmente faz essa ação. É preciso fazer as indagações:

  • quem;
  • quando;
  • o quê;
  • por quê;
  • como;
  • onde.

Renata Barcellos conseguiu captar uma mudança cultural atual de público, quando discorreu sobre a publicidade lowsumer, por exemplo.

Faça benchmarking

O benchmarking é uma ferramenta que quando bem utilizada, mapeia as melhores práticas do mercado e ajuda a estabelecer uma relação comparativa de ações. Basta coletar, interpretar, avaliar e mensurar dados de mercado. Não é copiar as estratégias, mas entender o momento das empresas que se quer comparar e o que pode indicar um insight.

Aqui é uma etapa diferente de referência que foi citada no primeiro tópico, pois, com benchmarking, a intenção é comparar quais fatores tem impacto com a performance da empresa analisada. Um auxiliador para avaliar sites da concorrência é o SimilarWeb.

Crie um posicionamento único

Um posicionamento consistente precisa da identidade da marca. A identidade nasce da razão de existir, dos propósitos e valores da empresa, que são refletidos em como ela quer ser percebida. Depois disso, com atributos tangíveis e intangíveis, chegar à promessa da marca. A promessa é o posicionamento, que traduz as funcionalidades do produto ou serviço de maneira emocional.

Os propósitos devem estar inseridos nas tomadas de decisão, para que o público tenha engajamento com a marca.

Importante ser coerente com a filosofia empresarial, relevante com o que faz sentido para o público e principalmente, incorporar as mudanças sociais. E tudo isso faz parte da gestão de marca, também chamada de branding.

Faça ações integradas de marketing

Integrar as tarefas de marketing é unir esforços. Começamos este conteúdo sobre a experiência na mente do consumidor ser uma só.

A integração deve ser dentro das empresas e entre seus consumidores, em sua filosofia e também em seus canais de comunicação.

Assim o posicionamento alcança o público e direciona as ações.

Antes de analisar os passos e construir um planejamento inovador, é preciso um olhar interno para a empresa. Isso torna mais fácil o andamento do planejamento e das estratégias de marketing para diferenciação de marca.

Que tal comentar o que você costuma aplicar para iniciar esse processo de busca de informação ou, quais são os passos para a sua estratégia de comunicação?

Na teoria estás perfeita, grande problema das organizações é promover, primeiro a formulação da estratégia a partir do conhecimento e em segundo lugar colocar a estratégia na prática pra funcionar.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos