Como uma empresa pode se beneficiar valorizando as áreas de Comunicação/Marketing e Recursos Humanos?

Como uma empresa pode se beneficiar valorizando as áreas de Comunicação/Marketing e Recursos Humanos?

Diante minha experiência atuando tanto em Comunicação, quanto em RH, pude observar uma série de tabus entre essas áreas que acabam prejudicando significativamente o bem-estar das organizações e seus processos internos.

O fato é que ambas são fundamentais para qualquer empresa que almeje vantagem competitiva e resultados efetivos. O objetivo principal é, um levar o propósito organizacional para o coração dos colaboradores fazendo com que todos estejam alinhados e caminhando em uma só direção, e o outro, mostrar para os clientes internos e externos essa sintonia, de modo que a imagem da empresa seja vista como sólida e honesta.

Veja bem, o RH precisa da área de Comunicação para transparecer o propósito organizacional para os colaboradores, de maneira que eles possam passá-lo para frente, tanto em suas atividades diárias, quanto para os clientes.

A área de Comunicação precisa do RH para que não seja vendida ao público uma imagem empresarial incoerente com a realidade diária da organização. Se as equipes não estiverem em sintonia, por exemplo, e não tiver uma área que garanta o alinhamento do propósito entre todos, tudo isso será revelado no dia-a-dia da empresa, causando situações que poderiam ser evitadas, e abalando o clima organizacional. O fato é que, essas dificuldades não se encontram na pauta dos profissionais de comunicação ao criarem uma campanha digital, por exemplo. É claro! Quem quer mostrar para o público os incêndios que rolam por trás das cortinas?

Mas independente de qual for o nicho dessa empresa, de certo o “público” se trata de nada mais, nada menos do que seres humanos. As pessoas conversam, as pessoas pesquisam, as pessoas indicam. E no primeiro contato que o público tiver com essa empresa “em chamas”, ficará claro que o que a ela vive, não é aquilo que a comunicação digital/offline dela passa. E em questão de segundos, essa empresa passa a ser uma decepção para alguém. Perdeu-se aí um cliente, um potencial candidato para uma determinada vaga, um investidor, ou até mesmo um excelente colaborador.

Aqui citei apenas um exemplo do porquê uma área precisa estar alinhada com a outra. Mas há tantos outros! Sabemos que não é fácil quebrar tabus no mercado de trabalho, mas podemos começar pela cultura organizacional de uma empresa, até que ela alcance seu diferencial competitivo e então finalmente, vire um exemplo. E assim, uma por uma, começamos a mudar de fato o cenário do mercado de trabalho, onde profissionais de Recursos Humanos e de Comunicação se unem para mostrar que as empresas precisam SIM, investir neles JÁ, e não deixá-los para segundo plano, ou passar tarefas dessas áreas para colaboradores de cargos administrativos generalistas que já estão na empresa, tirando assim, sua responsabilidade de contratar profissionais especializados para tais funções.

Igor Alves Nogueira da Silva

Coordenador de Redes Sociais | Gestor de Marketing | Analista de Marketing | Atendimento Publicitário

5 a

Sensacional, todo mundo esquece que se tratam de pessoas. Tudo está se tornando muito mais humanizado, vi em uma palestra que o B2B e o B2C está perdendo espaço para o H2H (Human to Human) que torna as relações extremamente humanas e menos corporativas.

Claudia Asano

Application Analyst | Beauty & Personal Care | R&D | Technical Support

5 a

mudar a mentalidade e a cultura desse tipo de empresa se torna cada vez mais urgente. Parabéns pela colocação! Muito legal!

Milena G.

Visual Designer • Art Director

5 a

Demais Sté! É um processo um tanto delicado e trabalhoso, porque demanda muito alinhamento, o tempo todo, eu diria. Mas que no final pode nos trazer resultados incríveis. A questão é, o quanto as pessoas, áreas e meios corporativos estão dispostos à isso, em tempo, investimento, conhecimento, etc. No geral, para muitos parece algo simplório demais e sem resultados a curto prazo. Enfim, um tema sempre muito relevante e de extrema importância sim, pessoas são um potencial indicador. Parabéns pelo artigo! :)

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos