Como virei fã da cultura Ambev

Como virei fã da cultura Ambev

Desde que ingressei na faculdade, ouvia falar da famosa Cultura da Ambev. Vangloriada pela maioria de meus veteranos a época, pareceu ser construída especialmente para nossa geração. Se nossa geração anseia por dinamismo e crescimento de carreira do tamanho de seu potencial, eis que a Cultura Ambev trás o conceito de meritocracia. Se você é ambicioso, e sonha em um dia ser o melhor do mundo em algo, eis que a Cultura Ambev prega o famoso: "Sonhar grande e sonhar pequeno tem o mesmo tamanho".

Confesso que a primeira vista, me estranhei um pouco com essa nova realidade. Nunca tinha me deparado com este tipo de conceito, e sempre achei que uma carreira aos moldes da geração X constante e sem sustos é o que se encaixava melhor em meu perfil. Me lembro perfeitamente a primeira vez que tive contato com a Cultura Ambev foi em um workshop promovido pela Falconi focado em gestão de resultados. Meus olhos brilhavam sobre esse mundo novo de conhecimento e principalmente como tudo aquilo se encaixava exatamente no meu perfil quase que como um passe de mágica.

Procurei conhecer mais desses novos conceitos, que são fáceis de assimilar e utilizar como ferramenta de auto-motivação, mas tão complexos de se entender nas zonas cinzentas do dia a dia quanto uma equação quântica que descreve a interação de quarks para formar prótons. Invocando o lado complexo da equação, conseguir ter uma compreensão adequada apenas recentemente o que é o famoso sonhar grande. A principio, pensei que era apenas dizer que eu sonhava em ser presidente do Brasil um dia que estaria sonhando grande! Entretanto, isso não passava de uma doce ilusão. Vários momentos de reflexão e conversas com pessoas excepcionais (a maioria delas imersas na Cultura Ambev) me mostraram um caminho mais interessante. Sonhar grande é a capacidade de você acordar todo dia motivado para um desafio e conquistar as pequenas vitórias do dia a dia sempre focado em seu objetivo maior (quando por exemplo você resiste a um bolo fantástico porque seu sonho grande é estar fitness para o próximo verão).

Hoje, falando como uma pessoa de dentro da Ambev e apaixonado pelo que faz, consigo dizer que entendo como os princípios e a cultura se aplicam na maioria das situações diárias. Mesmo assim, ainda há um mundo novo de descobertas sobre a Cultura que somente a experiência e o tempo me reserva. E isso é o que mais me deixa em êxtase (quase a mesma sensação de fazer um esporte radical)! Saber que, mesmo que entenda um pouco sobre o assunto existe ainda um mar de conhecimento a ser desbravado e pessoas fora da curva para se aprender fazem isso ser minha maior motivação de acordar cedo e dar o melhor de mim todos os dias.

Acredito que o objetivo de todo homo sapiens é encontrar o conceito quase espiritual de felicidade plena, e minha felicidade plena se passa pela minha capacidade de auto conhecimento e criar um proposito maior para minha vida. E penso com minha consciência que não exista proposito maior que você divulgar sua paixão, atrair e desenvolver mais seguidores num ciclo virtuoso, quase como uma construção social que perpetua seus princípios pela eternidade.

Por fim, acredito que fui picado pelo bichinho da Cultura Ambev. Posso não continuar na companhia para sempre, porém vários dos princípios da Cultura serão meus guias morais nas decisões e julgamentos mais importantes daqui para frente, e acredito que no fim das contas este é o maior legado da Cervejaria Ambev para qualquer pessoa, seja ela de dentro da companhia experimentando e testando a Cultura no dia a dia ou um espectador de fora que busca uma cultura que contemple seus valores geracionais e busca um propósito maior para sua vida.

Valéria N.

Senior Auditor at Tribunal de Contas da União

3 a

A cultura da Ambev é um vírus misto de atitude, habilidade e conhecimento. Muito orgulho de ter feito parte dessa grande escola.

Milton Rangel

Consultor Técnico na M F Amaral Consultoria LTDA

3 a

Trabalhei por 30 anos na Ambev, uma empresa que te ensina a vestir a camisa, dedicação ao trabalho, gestão, uma grande escola.

Trabalhei durante quase 10 nos na Ambev e aprendi muito como pessoa e profissional mas os 5 anos que trabalhei na filial Brasilia foi os melhores.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Bruno de Souza Ferreira

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos