Como você quer enxergar o mundo?
Um pessimista vê a dificuldade em cada oportunidade, um otimista enxerga a oportunidade em cada dificuldade. Winston Churchill
Em momentos de crise, corremos o risco de adotarmos uma postura negativa frente a vida, que pode levar ao desespero, tristeza e, em casos mais graves, até a depressão. E quem escolhe enxergar a vida desta forma e ser inimigo de nós mesmos, somos nós. Qual o melhor lado para estar? Viver a vida sofrendo com os problemas ou se esforçar para encontrar as soluções? Melhor do que passar horas falando sobre o que nos aflige, é nos concentrar nas soluções e usar a dificuldade como um trampolim para tomarmos uma ação. Como escreveu Sofia Esteves em seu último texto, você quer chorar ou vender lenços em momentos de crise?
Tudo é uma questão de perspectiva. O famoso "ver o copo meio cheio ou meio vazio". E isso vale para a maioria dos problemas que nos preocupam. O segredo é relativizar, ou seja, dar mais peso a fatos positivos do que acontecimentos negativos! Uma simples pergunta pode ajudar quando nos deparamos com um problema: isso vai fazer diferença daqui a um ano? Se a resposta for sim, devemos dedicar tempo e nos preocupar em resolver o problema. Mas se a resposta for não, o melhor a fazer é esquecer o assunto e direcionar o pensamento para algo mais prazeroso.
Não temos controle sobre os acontecimentos externos ou sobre as pessoas, porém nosso maior poder é o controle sobre nós mesmos, sobre a nossa vida e como decidimos reagir a tudo que acontece a nossa volta. Quem nos ensina isso é o mestre Mahatma Gandhi: "A vida de um homem não é mais do que o produto de seus pensamentos. Ele se transforma naquilo que pensa." Um exemplo claro de acreditar na esperança e convencer aos outros que era possível em um cenário improvável foi o presidente Obama em sua campanha eleitoral com o lema: "Sim, nós podemos!", ele quebrou barreiras e preconceitos e inspirou a população com seus discursos cheios de otimismo. O que o separava da vitória a presidência dos EUA era a vontade de tentar e a fé de que era possível.
Acredito que não há alturas que não possam ser alcançadas por um homem que conhece o segredo de transformar os sonhos em realidade. Esse segredo especial pode ser resumido em curiosidade, coragem, constância e, o mais importante de todos, confiança. Se você acredita em determinada coisa, acredite nela durante todo o caminho, de modo incondicional e inquestionável. Walt Disney
E então, vamos acreditar?
Excelente semana a todos com muito otimismo!