Reconhecimento: muito além do bônus
Qual o melhor jeito de reter talentos nas organizações? Muitos irão responder algo como: dar aumentos de salário, pagar bônus substanciais e distribuir ações. Mas, será que é isso mesmo que as pessoas estão buscando? Um estudo divulgado pela McKinsey mostrou que receber reconhecimento e elogio de seu gerente imediato é mais motivador do que receber o pagamento de bônus baseado em desempenho.
Faz parte da característica humana querer ser apreciado pelo seu trabalho e esforço. Aprendemos desde crianças a responder positivamente ao reconhecimento feito por nossos professores e pais. No ambiente de trabalho, ter metas claras e ser reconhecido por nosso progresso aumenta nossa motivação intrínseca para completar tarefas e aumenta nossa satisfação ao longo da trajetória. Além do reconhecimento direto, também é inspirador e motivador para os funcionários ver colegas serem reconhecidos e recompensados por seu grande trabalho.
Porém, não há uma fórmula padrão para o reconhecimento. Alguns de nós preferem receber um reconhecimento privado de seus gerentes e colegas, outros gostam que esse reconhecimento seja anunciado em alto e bom tom para todos que quiserem escutar. Independentemente do tipo de reconhecimento que mais nos agrada, a maioria das empresas não dá a importância e foco necessário para incentivar uma cultura de gratidão no ambiente de trabalho. Resultado: os funcionários muitas vezes se sentem subestimados e desengajados. Parece familiar?
É improvável que uma pessoa sozinha consiga mudar uma cultura sem reconhecimento. Contudo, não custa nada plantarmos essa semente no nosso próprio time. Como fazer isso? Um exemplo é usar aquela reunião semanal de equipe para reconhecer um colega ou mesmo um superior por ter ido além do esforço necessário para completar aquela tarefa do projeto. Se essa atitude não for usual na cultura da sua empresa, escreva um e-mail para sua equipe para reconhecer a contribuição de seu colega de trabalho. Se a sua empresa usa uma ferramenta de Feedback em tempo real ou 360 graus, certifique-se de utilizá-la para reconhecer seus pares de forma frequente, colocando um lembrete em seu calendário para fazer isso ao menos 2 vezes por mês. O reconhecimento significativo e verdadeiro, quando merecido, é a chave para aumentar o resultado e satisfação de funcionários.
Em seu TED “What make us feel good about work?” , Dan Ariely argumenta que diferentemente da sabedoria convencional, não é somente o dinheiro que nos motiva a acordar todos os dias para trabalhar. Também não é só a felicidade que nos motiva. Parece que a maioria de nós prospera através do sentimento de progresso constante e um sentido de propósito. Em um de seus experimentos de pesquisa, Dan demonstra que ignorar a performance de uma pessoa é tão ruim quanto rasgar o esforço dela diante de seus olhos. Reconhecer o esforço e tomar conhecimento do que as pessoas estão fazendo em seu time contribui fortemente para a motivação. Para a tradicional equação Motivação = Pagamento, Dan sugere reformular para Motivação = Pagamento +Significado +Criação +Desafio+ Pertencimento+ Orgulho+ Identidade.
Embora mudar a cultura de nossas empresas pareça uma tarefa difícil, para não dizer impossível, é fácil começar a contribuir para uma cultura de reconhecimento. Compartilhe uma mensagem de agradecimento hoje e copie a sua equipe, publique-a em um canal de comunicação interno ou compartilhe no mural de reconhecimento virtual de sua empresa. Dedicar alguns minutos de reflexão para o reconhecimento irá contribuir para tornar o seu ambiente de trabalho mais envolvente e gratificante. Melhor não demorar, o reconhecimento também fica ultrapassado e perde significado!