Comunicação múltipla. É possível?
De repente, no escritório, você está conversando com um membro de outro departamento quando toca o telefone e seu maior cliente, em viva voz, solicita que vc participe por telefone de uma reunião que ele está conduzindo com toda a diretoria da empresa dele.
Simultaneamente você está no whatsapp conversando com outro cliente e não há como interromper. Nesse exato momento entra um email do presidente da sua empresa pedindo para você responder imediatamente um tema urgente.
Para completar seu telefone toca com alguém muito próximo te chamando.
E agora?
A proliferação da tecnologia e a comunicação virtual frequente, faz com que o executivo participe de várias conversas ao mesmo tempo.
Essa mesma tecnologia faz com que seja esperado que o executivo esteja o tempo todo “online” e disponível para pares, seus líderes e clientes e responda imediatamente a um e-mail ou mensagem instantânea mesmo que esteja em uma conversa face a face ou ainda em uma reunião. Ao final é esperado que isso seja benéfico para a organização.
Mas será que é possível ser produtivo mediante a comunicação múltipla?
É sabido que as pessoas têm problemas ao participar de mais de uma conversa ao mesmo tempo. Alguns vão dizer que conseguem fazer duas tarefas ao mesmo tempo, mas na verdade quando se está fazendo uma tarefa, na realidade se interrompeu a outra.
Quando se tem uma comunicação múltipla, apesar de termos a impressão que damos conta, na realidade estamos "virando a chave" a todo instante, e ao final a produtividade total será comprometida.
A comunicação múltipla resulta em consequências como esquecer o que perguntou, responder inadequadamente a alguma pergunta ou até mesmo emitir informações erradas.
Outro efeito disso pode ser o desperdício de tempo para esclarecer ou corrigir erros devido a isso.
Lembro de diversos episódios os quais ignorei a limitação cognitiva do meu cérebro e o resultado foi um desastre. Certa vez, conversava com um cliente enquanto falava com outras pessoas e de repente me dei conta que havia informado preços de produtos muito inferiores aos que eu precisava praticar. Como do outro lado tinham várias pessoas ficou difícil contornar o mau estar quando tive que voltar atrás.
Assim, que tal observarmos mais como estamos nos comunicando e compartilhando informações. Talvez praticar uma conversa de cada vez possa melhorar a sua produtividade e mais que isso, diminuir os riscos de cometer erros.
Seu cérebro vai agradecer bastante também!!!!
Carlos Titton
Este texto tem como referência o artigo:
CAMERON, A. F.; WEBSTER, J. Multicommunicating: Juggling multiple conversations in the workplace. Information Systems Research, v. 24, n. 2, p. 352–371, 2013.