A comunicação na "euquipe".
Você não leu errado no título. Hoje vou falar da comunicação nas "euquipes" - que nada mais é do que a equipe de uma só pessoa. O popular "bloco do eu sozinho", o "one man band" e por aí vai. São várias as maneiras de exemplificar o árduo trabalho de gerir uma empresa, ou um departamento, sozinho. Difícil também é imagina uma comunicação interna num situação dessa... e não, comunicação interna na "euquipe" não é uma conversa com você mesmo.
Eu sempre falo que a comunicação tem o poder de conectar empresa e colaborador, que resolve problemas internos, facilita o fluxo da informação, reduz ruídos, melhora o clima, etc. Numa "euquipe" não é diferente. Todos esses ganhos são possíveis, o que muda é a definição da sua audiência. Numa empresa, a audiência é prioritariamente o colaborador, mas não é a única. Fornecedores, clientes, leads - todo ponto de contato é um perfil de audiência diferente, e que precisa ser considerado no plano de comunicação. A "euquipe" também tem esses pontos de contato e também precisa falar com eles.
Com o avanço dos negócios digitais, as "euquipes" cresceram ainda mais. Um único profissional fica responsável por desenvolver o conteúdo, fazer o marketing, cuidar do financeiro, do administrativo e por aí vai. E quem é a audiência nesse tipo de negócio? O cliente, o lead, o fornecedor. Todo mundo que precisa receber informação desse negócio. A comunicação interna nesses casos pode ser uma ferramenta complementar ao marketing digital - que tem como principal objetivo atrair leads no universo da internet. Mas para aqueles contatos próximos, que podem, e fazem, boas indicações, a comunicação acaba ficando esquecida. É aí que um fluxo de comunicação com esses contatos pode fazer uma grande diferença.
Recomendados pelo LinkedIn
Seu contador, seus amigos do perfil pessoal do Instagram, seus grupos de whatsapp, sua manicure, o pessoal da academia, o grupo de pais da escola do seu filho são alguns exemplos que pontos de contato que a "euquipe" pode se aproveitar. É o network na sua forma mais pura, mas potencializado através de técnicas de comunicação. Eu tenho certeza que você recebe todo fim de semana a promoção da pizzaria do seu bairro pelo whatsapp, e muitas vezes fez o pedido mesmo sem ter planejado por isso. Seu telefone está lá no cadastro deles e eles mantem a comunicação interna com você. Não é preciso um CRM super moderno, nem uma estratégia avançada de remarketing. É só manter o contato!
Cada "euquipe" é diferente e tem pontos de contato diferentes. É preciso olhar para cada um deles e identificar quais tem potencial para o seu negócio e abrir um canal de comunicação com ele. Lembre dos 3 pilares básicos da comunicação interna: audiência, canal e periodicidade e faça essa experiência. Tenha certeza que você vai colher grandes resultados com essas ações.