Comunicação x Liderança
Sem dúvida alguma, a comunicação é uma das ferramentas mais importantes na nossa vida profissional e pessoal. Se comunicar é, em sua essência, tornar algo comum, compartilhar, socializar um pensamento, expor ideias, transferir experiências, distribuir palavras ou, mais importante ainda, compartilhar emoções. Apesar deste processo parecer bem simples à primeira vista, a verdade é que entre a emissão e a recepção da mensagem existem muitos fatores que podem prejudicar a exata compreensão entre o que foi enviado e o que foi efetivamente recebido. Ou seja, na maioria das vezes, as pessoas não vão entender exatamente o que você quis dizer.
Um dos erros mais comum é usar na comunicação uma linguagem muita técnica, o popular “jargão”, partindo do princípio que todos vão entender. Ou seja, temos a mania de escrever para nós mesmos. Queremos escrever bonito e isso nem sempre funciona. Já participei de apresentações em que o palestrante gastou um monte de estrangeirismos e a maioria das pessoas saiu sem compreender quase nada. Mas poucos vão admitir isso.
Também, no processo de comunicação, além do conteúdo e da forma, é muito importante destacar a linguagem não verbal, que costuma ser subestimada. Um líder é sempre observado pelo seu grupo. Seu modo de se vestir. Seus gestos. Tudo. E cada detalhe pode fazer uma grande diferença na hora de se comunicar. Por isso é muito importante escolher bem “O Que” se diz, mas também prestar atenção no “Como se diz”.
Postura. Tom de voz. Imagem. Tudo isso pode ajudar a bastante a comunicação, ou atrapalhar muito. Firmeza e convicção do orador são muito perceptíveis em um discurso. Assim como a falta deles também é. A verdade é que uma pessoa desmotivada e insegura nunca vai conseguir motivar outra pessoa, pelo contrário.
Ainda existem muitos profissionais que subestimam a importância da comunicação no seu dia a dia, pois acreditam que o conhecimento técnico é só o que importa. Mas isso é um grande erro. E para um líder, saber se comunicar é tão importante como o ter o conhecimento técnico.
As pessoas não imaginam os problemas que são causados, em especial no ambiente corporativo, por falhas na comunicação. Um e-mail mal redigido ou uma mensagem de WhatsApp dúbia podem gerar muitos problemas, alguns visíveis, outros não. Mensagens que acabam tendo o efeito oposto ao desejado.
Problemas na comunicação são muito comuns em qualquer lugar e, dependendo da gravidade, podem conduzir a conflitos pessoais e ao desequilíbrio do ambiente organizacional, prejudicando os resultados e até mesmo o desenvolvimento da empresa.
Ou seja, bons líderes precisam também ser bons comunicadores.
Não precisa bancar o apresentador de programa de televisão. Basta ser simples, sincero, objetivo e usar a linguagem certa para o público que se pretende atingir. E não adianta nada fingir ser outra pessoa na hora de se comunicar. Não funciona por muito tempo. Seja suave e otimista, mas nunca deixe de falar a verdade.
Recomendados pelo LinkedIn
Bons líderes influenciam pessoas. Mas para influenciar, é necessário primeiro se comunicar e emocionar. Melhorar a comunicação pode exigir treinamento, experiência, discernimento e uma boa dose de humildade. Também exige muita transparência e objetividade.
Mas aprimorar sua comunicação faz toda a diferença na vida de um profissional, em especial dos Líderes.
E como já dizia o velho Chacrinha (antigo apresentador de programa de televisão):
“Quem não se comunica, se estrumbica”
Quer saber mais sobre esse assunto?
Dê uma olhadinha neste livro: