CONSULTOR OU PROFESSOR, EIS A QUESTÃO?
Pois é, essa é a questão, qual o perfil mais adequado de um profissional da área de consultoria, para oferecer a sustentabilidade daquilo que ele transmite ao seu cliente?
Se considerarmos a forma tradicional de consultoria conforme conceito abaixo:
“Consultoria é o fornecimento de determinada prestação de serviços, em geral de um profissional qualificado e conhecedor do tema, provido de remuneração por hora ou projeto, para um determinado cliente.” Orlickas, Elizenda – Consultoria Interna de RH, conceitos, cases e estratégias – SP: Makron Books, 1998.
Os resultados normalmente só aparecem enquanto existe a presença do profissional (consultor) contratado. Após a sua saída, não há sustentabilidade, as pessoas tendem a ser engolidas pelas suas rotinas, e voltam a cometer os mesmos erros que cometiam antes da contratação do profissional. E porque isso, porque o profissional após o diagnóstico, conduz as atividades sem valorizar o conceito daquilo que está implementando. Sem estimular as pessoas a pensarem e debaterem a respeito das informações recebidas.
Se considerarmos o profissional professor, conforme descrito abaixo:
Ser professor hoje é recorrer fatos sobre o conteúdo proposto, para estimular o aluno desenvolver e ter aprendizado mais claro, mostrando a capacidade de cada um, e desenvolver seus conhecimentos são substancialmente saber “fazer o aluno aprender”, partindo da noção de que ele é a comprovação da aprendizagem bem-sucedida. Professor é, necessariamente, pesquisador, ou seja, profissional da reconstrução do conhecimento do ser aluno e ser professor de hoje para futuro tendo como princípio educativo. Professor hoje é preciso ser formulador de proposta própria, ou seja, precisa saber elaborar conteúdos para os alunos saberem se sobre sair com seu desenvolvimento em sala e professor tem saber cuidar da aprendizagem do aluno e ter domínio da atividade, e que prender a sua atenção sabendo sobre a teoria da aprendizagem, tendo a reflexão madura sobre como avaliar e orientar.
Fonte: Blog Futuros Educadores
Pois então, na prática da consultoria, se valendo das técnicas de ensino, sendo mais professor do que consultor, nós conseguimos estimular as pessoas a pensarem nas informações que estamos transmitindo, uma vez que se pensa, se questiona, se procura o debate, e este é o ponto, temos de fazer com que na atividade de consultoria, esta seja conduzida como uma aula, temos de fazer com que as pessoas visualizem as informações recebidas sistemicamente, pois numa empresa, tudo esta conectado.
Para ilustrar, apresento abaixo uma pequena história:
“Fica realmente difícil quando o sonho acaba… pois é ele que nos mantém vivos. Mas vou deixar uma historinha pra você”.
“Certa lenda conta que duas crianças estavam patinando em um lago congelado.
Era uma tarde nublada, fria, e as crianças brincavam sem preocupação.
De repente o gelo se quebrou e um das crianças caiu na água.
A outra criança vendo que a outra se afogava debaixo do gelo, pegou uma pedra e começou a golpear o gelo.
Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino:
-Como você fez isso? É impossível que você tenha quebrado o gelo com essa pedra e com essas mãos tão pequenas!
Nesse instante, apareceu um ancião e disse:
-Eu sei como ele conseguiu.
Todos perguntaram:
-Como?!
O ancião respondeu:
-Não havia ninguém ao seu redor pra lhe dizer que não poderia fazer…”
“Nunca diga a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas no mundo são tão humilhantes…” (Willian Shakespeare)
Assim sendo, para mim ser consultor é:
É apontar caminhos através dos ensinamentos, deixar que seus clientes caminhem com seus próprios pés, é oferecer oportunidades de reflexão e questionamento a cerca da empresa da qual fazem parte, da comunidade em que sua empresa esta inserida, da nossa sociedade e do mundo.
É acima de tudo, fazer os clientes perceberem que são capazes de crescer, de sonhar, de realizar seus sonhos e atingir seus objetivos traçados no planejamento estratégico da empresa.
Administração de Empresas/Serviços
8 aPerfeito. Parabéns!
Especialista Engenharia Mecânica
8 aÓtima publicação. Parabéns.
Professor | Consultor Organizacional | Empreendedor |
8 aMuito bom Luiz! O consultor deve ser passageiro na vida da empresa cliente, e deixar o legado da sua passagem. Mas há consultores que preferem ficarem permanentes e empresas que preferem a dependência (ou não sabem que podem aprender e adquirir a independência).
GERENTE INDUSTRIAL-CONSULTOR EMPRESARIAL
8 aEu iria mais longe!!! muitas consultorias ESCONDEM o conhecimento por malandragem mesmo. Para em tese ficar MAMANDO durante o máximo possível, não se preocupando em entregar um serviço de qualidade e que de fato agregue resultados. E OLHA QUE SOU CONSULTOR FAZ 15 ANOS!!!
🎤 Palestras, Cursos & Workshops [Mestre e Doutor] 🚀 Sua equipe Ágil, Inovadora e Sustentável [serviços: infos contato] 📚 Autor de 'Entendendo o Mindset do Futuro'
8 aBelo texto Luiz Mutzberg ....parabéns!!!!