Conteúdo digital e negócios caminham juntos.
A longa estrada de quem já ajudou muitas empresas a se posicionar no ambiente online
Dezessete anos na indústria da internet gerando conteúdo para o segmento de e-commerce não é para qualquer um. Este é o principal capítulo da trajetória profissional de Marco Aurélio de Paula, antes de juntar-se ao time de sócios da Elocc.
Como sócio-fundador da iDOC Content, empresa que se uniu a Elo Digital para formar a atual agência, Marco Aurélio foi responsável por novos negócios e pela operacionalização de projetos de conteúdo, o que resultou no reconhecimento do mercado sobre suas habilidades comerciais e de qualidade na entrega de resultados.
Nessa série de entrevistas com os sócios da Elocc, Marco conta um pouco da sua visão sobre o ambiente de negócios digitais.
Transformação Digital se tornou uma obrigatoriedade para todas as empresas que desejam prosperar? Quais os principais desafios organizacionais para realizar essa transformação?
Na minha visão, Transformação Digital é muito mais abrangente do que prosperar. Transformação Digital é sobre se manter vivo e presente na vida das pessoas. Para isso, existem alguns desafios:
Identificar a real necessidade para a transformação digital. Alguns exemplos de necessidade são: aumentar o ticket médio do meu negócio, diminuir os custos com processos, otimização da produtividade e infraestrutura, redução de problemas operacionais, integração com plataformas digitais, aprimoramento do BI e/ou proporcionar melhorias a experiência do cliente, etc.
Analisar as diversas ferramentas e plataformas disponíveis. Atualmente existem múltiplas soluções digitais com o propósito de ajudar no processo de transformação digital. Cabe à empresa conhecer as possibilidades que estão ao seu alcance e quais delas apresentam benefícios para sua estruturação.
Preparação e treinamento das equipes. É de conhecimento geral que o resultado gerado através da transformação digital está diretamente ligado a reformulação da cultura e o comportamento humano dentro das empresas. Isso deve acontecer de cima para baixo, ou seja, CEO e Diretores devem ser os primeiros a abraçarem e a exercerem essa nova filosofia de trabalho.
Adaptação às mudanças e a velocidade do cenário digital. A tecnologia oferece uma grande versatilidade e inúmeras vantagens, mas em contrapartida, um de seus principais desafios é acompanhar a velocidade e as constantes inovações apresentadas pela transformação digital. Essas mudanças acontecem a cada instante e sua influência atinge o comportamento do mercado, assim como, a percepção e as discussões que os consumidores têm sobre a sua marca e seus produtos. Desta forma, é preciso que a empresa esteja preparada para manter-se atualizada, combinando qualidade, agilidade, TI híbrido (local + nuvem) e comunicação omnichannel.
Na sua opinião, qual tendência tecnológica será mais impactante para as empresas nos próximos anos?
Com essa tempestade tecnológica e contínua entrega de melhores práticas e experiências para o consumidor, a convergência de soluções na nuvem, redes sociais corporativas, mobilidade, Inteligência Artificial e produtos conectados fornecem a base tecnológica necessária para as jornadas da transformação digital, e estas serão as de maior impacto nas corporações.
Se pudesse, que mensagem você mandaria para si mesmo com 18 anos de idade?
TENHA MAIS DÚVIDAS DO QUE CERTEZAS. Eu gastava muito tempo na frente do computador, onde as coisas funcionam de um jeito bastante binário. No mundo real as coisas são bem menos "preto no branco" do que você acha - e vai achar por muito tempo.
Sustentar uma visão de mundo rígido ainda vai te trazer muita dor de cabeça, por isso, impor suas certezas de uma forma incisiva, vai afastar as pessoas que ama.
Mas se existe algo que posso contar de onde estou é: certezas absolutas mudam com uma rapidez assustadora. Muitas ideias e conceitos que pareciam definitivos nos anos 2000 farão você passar vergonha pouco depois.
Quando assumimos posições mais flexíveis, não sentimos obrigação de sustentá-las a todo custo e permitimos que nossas mudanças sejam mais fluidas e menos dolorosas.
Qual o seu recado para um jovem estudante que pretende entrar no mercado agora?
O mercado digital está crescendo e promete muito nesses próximos anos. Com esse crescimento, nada mais comum do que pessoas ingressando nesse mercado. Se você também tem planos de ser um profissional da área, vou te dar seis dicas para te ajudar nessa jornada:
1- Tenha um objetivo: tenha em mente o seu objetivo e foque na estratégia. Trace pequenas metas pelo caminho para te ajudar a não perder o foco no que interessa.
2 - Invista em você: o mercado digital tem uma demanda muito grande por profissionais qualificados, por isso, procure estudar e aprimorar seus conhecimentos
3 - Faça networking: com uma rede de contatos você pode chegar mais longe. Você pode começar com amigos e familiares. Participe também de eventos relacionados à área. Assim você pode trocar experiência com outros profissionais.
4 - Esteja atento no mercado: esse é um mercado relativamente novo, cheio de oportunidade, mas também de ameaças. Sempre que possível acompanhe publicações da área, veja o que está sendo feito por outros profissionais e empresas, assim você se mantém informado e por dentro das tendências e novidades do mercado.
5 - Trabalhe suas redes sociais: as redes sociais são grandes aliadas e fortalecem sua presença digital. Isso significa que você precisa saber como utilizar ferramentas como Facebook, Twitter, LinkedIn de forma inteligente. Interaja com seus amigos e seguidores. E se faça presente, claro.
6 - Produza seu próprio conteúdo: o conteúdo que você vai produzir tem que ser interessante para o seu público, então, quanto mais criatividade melhor!
Por que contratar a Elocc?
Porque a Elocc pode mudar a forma com que as empresas se relacionam com seus consumidores e, por consequência, melhorar a percepção de marca, aumentando assim a sua conversão. Nosso lema é Construir Negócios Reais na Era Digital.
Criamos um modelo de análise estratégica e operação integrada entre o "On e o Off-line" para que os consumidores possam ter uma melhor conveniência no processo de compra. É o conceito UCX - User Convenient Experience, que trabalha com um modelo de desenvolvimento da presença de negócios nos meios digitais em processo constante de evolução.
Enfim, vivemos em um mundo físico extremamente conectado. Precisamos personalizar a nossa proposta de valor e, sobretudo, usar a tecnologia para melhorar a vida das pessoas. Somos uma agência nascida 100% no Digital e entregamos um novo significado para os nossos clientes neste mundo conectado, de uma forma muito mais natural.
Convido-os a nos visitar e entender por que amamos tanto o que fazemos.