#2 - Crie um Ambiente Confiável para Ouvir e Falar Verdades sobre o Processo
Por anos ouvi a frase “devemos separar a vida profissional da vida pessoal”. Já a algum tempo deixei de acreditar nisso. A pessoa, o indivídio, é único. Seu cargo e suas atividades profissionais são parte de sua vida, não o contrário. Então como gestores nunca teremos êxito se mantivermos relações frias e meramente profissionais com nossa equipe. E isso não significa ser amigo íntimo de todos.
Se envolver em sua vida pessoal, entender os conflitos, alegrias, problemas de cada um, nos levará a um ambiente com abertura para conversas francas e verdades postas “à mesa”. O melhor jeito de resolver um problema é conhecendo toda a verdade sobre ele.
Não é assim que funciona com nossos amigos? Somente falamos toda a verdade para quem é realmente próximo de nós. Quem sabemos que não nos julgará antes de ouvir tudo que temos a dizer. Quem vai nos chamar a atenção e dizer que estamos errados, quando for o caso.
Não podemos e nunca seremos amigos de todos. As equipes muitas vezes são enormes. Mas devemos ser excelentes colegas de trabalho e dedicar um tempo a ouvir as histórias e criar CONEXÕES VERDADEIRAS.
Mas uma regra é clara: O LIMITE de sua conexão deve ser negociado. Aos poucos e combinado, para não ser invasivo. E uma CONEXÃO VERDADEIRA não se cria com pouco tempo. É uma semente plantada que demora para ficar pronta.
Sugestões para aumentar suas CONEXÕES:
Recomendados pelo LinkedIn
- Realize conversas, preferencialmente, no ambiente de trabalho do colaborador. Ele estará mais a vontade do que em seu escritório;
- Inicie a conversa sempre com amenidades, para identificar um PONTO CHAVE de conexão. São bons caminhos: futebol (até para pessoas que não gostam), elogios (sempre funciona - infalível), locais que já passou ou frequenta, comida, novelas e filmes;
- Entenda a realidade da outra parte e busque direcionar a conversa para essa realidade apresentada. Do que adianta você falar sobre uma viagem que fez aos Estados Unidos com uma pessoa que nunca saiu da cidade que mora? Isso pode te afastar mais;
- Repita infinitas vezes um assunto que despertou a atenção do colaborador. Por repetição, a CONEXÃO se fortalece;
- Seja sempre transparente e olhe nos olhos quando estiver conversando. Celular NEM PENSAR;
- Crie uma agenda mensal de café com a equipe, selecionando pessoas com quem você precisa criar conexões mais verdadeiras. Umahora hora de conversa descontraída, tomando um bom café, é suficiente para mudar o tamanho de uma CONEXÃO.
A verdade de um problema facilita a busca de soluções. A confiança em você traz abertura necessária para que a verdade seja dita. As CONEXÕES permitem a abertura e confiança entre as pessoas. Colaboradores são pessoas.
Você conhece a pessoa que existe por trás do seu colaborador?
Gostou do texto? Então deixe seus comentários e compartilhe com sua rede.
Gente e Gestão | DHO | Recursos Humanos |Desenvolvimento de Pessoas| Gestão mudanças PROSCI®| Comunicação Interna
8 mÓtima contribuição Gil Prado, MSc.!!!
HRBP & Sustainability Manager
8 mExcelente texto!
Gestor de Manutenção | Engenheiro de Manutenção | Mineração e Metais
8 mGil Prado, MSc. Segurança psicológica, este processo é fundamental para que todo e qualquer resultado aconteça de forma benéfica aos processos. Parabéns pela postagem, conteúdo muito rico.
Engenheiro Sênior na Vale
8 mMuito bom o texto, concordo totalmente.
Consultor Associado na J.Mendo Consultoria Empresarial Ltda
8 mExcelente. Concordo integralmente. Parabéns