A CRISE ESTÁ PASSANDO. FINALMENTE!

É tudo uma questão de como se enxerga o copo: meio cheio ou meio vazio. Saíram na semana novos e desastrosos números da maldita herança econômica deixada por Dilma Rousseff ao País. A boa notícia – se é que podemos chamar assim – está no fato de as estatísticas apontarem um arrefecimento da crise. Isto é: aos poucos e muita pausadamente a queda livre do PIB estaria perto do fim. Do lado ruim, o Brasil retrocedeu cinco anos. Os investimentos caíram mais de 15%. O consumo, mais de 5%. Indústria perdeu quase 7% e o setor de serviços outros 3,2%. Tudo isso em um intervalo de apenas um ano. A taxa de investimento no período já é a menor das últimas duas décadas e o Brasil foi arrastado para a lanterna global de crescimento do PIB, atrás inclusive da Grécia – que vivia uma hecatombe particular assustando meio mundo. Nem dá para acreditar que descemos tanto por obra e culpa de um governo e de um partido sem o menor compromisso com a responsabilidade fiscal e a disciplina orçamentária. Que nunca mais se repita por aqui tamanho erro. O Relatório Mundial sobre Competitividade da suíça IMD, uma das principais instituições de ensino de administração do planeta, mostrou que o Brasil desabou para a 57º posição no ranking internacional de competitividade que conta com 61 países. Nesse mesmo universo, foi classificado como aquele que apresentou o pior governo – isso mesmo – das contas públicas. Entre 2010 e 2016, justamente o terrível intervalo de gestão de Dilma Rousseff, o Brasil perdeu 19 posições no ranking, exibindo uma das mais flagrantes deteriorações econômicas registradas no estudo. Em termos comparativos, o Brasil só não está pior que Venezuela, Mongólia, Ucrânia e Croácia.

Do lado “cheio” do copo, digamos assim, vários economistas asseguram que as perspectivas daqui para frente são as melhores possíveis dentro de um cenário até então deteriorado. O simples fato de mudança de governo revitalizou o otimismo do empresariado. Muitos estão apostando em retomada, desengavetando projetos e voltando a falar em investimentos. A confiança – essa fundamental – voltou. Levantamento da Fundação Getúlio Vargas apontou que quase todas as instituições, inclusive o Banco Central, estão revendo para melhor o desempenho do PIB. Ainda negativo, porém em escala mais promissora. A tendência de recuperação também indica que a maioria sente que o pior já passou. Como se tivessem destravado a pressão da política sobre a economia. Esse quadro deve se consagrar com força após a conclusão do processo de impeachment e completo afastamento da presidente Dilma. Muitos ainda aguardam ansiosos por isso antes da volta a normalidade de seus negócios. De uma coisa estão certos: esse caminho de transição tem de ser uma via sem volta porque qualquer retrocesso nesse sentido seria um desastre absoluto.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Carlos José Marques

  • A AUTOSSABOTAGEM DO GOVERNO

    A AUTOSSABOTAGEM DO GOVERNO

    É surpreendente que em meros 50 dias à frente do comando do País o governo Bolsonaro tenha conseguido produzir…

  • A CRUZADA DA REFORMA

    A CRUZADA DA REFORMA

    Agora é para valer. Toma forma e corpo a Reforma da Previdência em traços bem firmes e ambiciosos estabelecidos pelo…

  • OS VENDILHÕES DO CONGRESSO

    OS VENDILHÕES DO CONGRESSO

    A cena rocambolesca não vai sair tão cedo do imaginário do brasileiro – e é bom que ela apareça repisada à exaustão…

  • O RESPEITO CHAFURDOU NA LAMA

    O RESPEITO CHAFURDOU NA LAMA

    O lodaçal de lixo, areia e rejeitos tóxicos que varreu Brumadinho esparramou consigo as podres práticas de imprudência,…

  • A EXPULSÃO PETISTA

    A EXPULSÃO PETISTA

    O fenômeno era absolutamente previsível: o Partido dos Trabalhadores está sendo alijado do comando da oposição…

  • SEM TRÉGUA PARA BOLSONARO

    SEM TRÉGUA PARA BOLSONARO

    A doutrinação política de Jair Messias Bolsonaro como presidente eleito está sendo feita a duras penas e sob forte…

  • A AJUDA DE QUEM CONHECE

    A AJUDA DE QUEM CONHECE

    Um grupo com mais de 200 economistas, analistas e especialistas de mercado resolveu se reunir com um propósito comum:…

  • DIGA-ME COM QUEM GOVERNAS E EU TE DIREI QUEM ÉS!

    DIGA-ME COM QUEM GOVERNAS E EU TE DIREI QUEM ÉS!

    Bolsonaro, o presidente eleito, esta montando sua tropa de elite no figurino lapidar da caserna. Boa parte do primeiro…

  • A ENCRUZILHADA DO BREXIT

    A ENCRUZILHADA DO BREXIT

    A primeira-ministra da Inglaterra, Teresa May, está penhorando seu próprio destino na malograda experiência do Brexit…

  • OPERAÇÃO SALVA LULA

    OPERAÇÃO SALVA LULA

    Não há limites para a empulhação jurídica no caso Lula. Já foram 78 apelações julgadas (apenas no processo do tríplex),…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos