Sem dúvida, a pandemia está impulsionando o ESG nas organizações

Sem dúvida, a pandemia está impulsionando o ESG nas organizações

Empresas que pensam em interesses mais amplos das partes interessadas surgirão em muito melhor forma, não tenho dúvida!

Como uma porta de cofre se fechando, a pandemia global do vírus silenciou o zumbido constante do comércio.

 Os bloqueios pararam empresas e escolas, interromperam cadeias de suprimentos, fecharam aeroportos e pararam as viagens aéreas.

 À medida que as ruas ficavam estranhamente vazias no que teria sido congestionado o tráfego diário, as fotos compartilhadas nas redes sociais, em vez disso, eram de um magnífico céu azul perfeito de vistas da cidade nunca vistas da cidade há algum tempo.

A divulgação do número de crescimento do PIB com um declínio prevê a escala de destruição econômica provocada por bloqueios que serão espelhados globalmente.

https://robertoroche.carrd.co/

O Fundo Monetário Internacional revisou a taxa de crescimento da China, prevendo crescimento zero para a região e descrevendo o impacto da corona vírus nela como "grave e sem precedentes".

Trágico como tem sido, e ainda é dado o triste número de mortes, esta emergência de saúde global, no entanto, tem sido um sopro de ar fresco para o meio ambiente.

As emissões de carbono devem registrar a maior queda anual registrada, mais do que durante qualquer crise econômica ou período de guerra anterior, de acordo com o Carbon Briefs, um site britânico focado em ciência climática.

À medida que os bloqueios forem suspensos em fases nos próximos meses, as empresas que desejam reiniciar estarão recebendo as peças de uma perspectiva de negócios abalada.

No início da temporada de ganhos, falar sobre previsões de lucro para o ano com avaliações não confiáveis baseadas em ganhos será uma perda de tempo.

De fato, a dispersão das previsões dos analistas é a mais alta já registrada.

Siga me no Instagram  Siga me no Twitter Siga me no Facebook Siga me no Youtube

Como os investidores recuaram, os níveis de caixa estão em níveis recordes.

De acordo com uma pesquisa com gestores de fundos realizada pelo Bank of América em abril de 2020, eles estão no nível mais alto desde os ataques terroristas de 11 de setembro.

Com a maioria dos gestores de fundos pesquisados apontando uma recessão para o ano, sua alocação para ações também é a mais baixa desde março de 2009.

As empresas, nas profundezas desta crise e planejando o que vem a seguir, têm uma oportunidade incomum de olhar além do foco estreito de como cumprir as metas de crescimento deste ano.

 Mesmo seus stakeholders financeiros não esperam muito, se é que têm alguma coisa, devido ao deslocamento generalizado.

O tempo dos investidores é muito melhor gasto observando casos de infecção / vírus ativo em busca de sinais de uma possível reabertura da economia.

Em vez disso, as empresas que estão pensando em interesses mais amplos das partes interessadas surgirão de forma muito melhor.

No mundo pós-pandemia, as empresas precisarão fazer mais para demonstrar completamente como estão atendendo ao interesse mais amplo da sociedade.

Para questões ambientais, sociais e de governança (ESG), "é um momento divisor de águas".

O que se torna extremamente visível em um momento como este é como as empresas estão pensando em seus stakeholders mais amplos e questões relacionadas à sustentabilidade.

Blog: Roberto Roche

Mesmo como as empresas pensam sobre seus balanços, a forma como as marcas ressoam e se conectam com seus clientes se tornam ainda mais agudas em um momento como esse.

 Os resgates corporativos provavelmente exigirão cortes de capital, ou seja, o setor público se interessando em troca de assistência."

O fato de os bancos centrais e os governos terem entrado e de maneira importante apontado para um futuro de governos desempenhando um papel muito maior nos próximos anos.

 Esta é uma oportunidade para os reguladores moldarem os tipos de sociedade em que queremos viver assim que saímos disso"

Há um repensar sobre quais são os tipos de modelos de negócios dos quais queremos apoiar?

Quais são os tipos de prioridades que queremos ter como sociedade?

 Você pode ver os reguladores pensando nisso agora com o tipo de ações políticas dramáticas tomadas por essa crise que as incentivam e reforçam.

Possivelmente vamos observar uma nova geração de empresas capazes de formar parcerias efetivas com os governos e apoiar a qualidade com a prestação de serviços em escala, como nunca antes visto.

"A próxima geração de organizações precisará fornecer valor de uma maneira totalmente diferente".

Estamos juntos!

+ 35 anos consolidados, de vida profissional, exercendo vários cargos até alcançar a Vice-presidência em QSMS-RS & Sustentabilidade para fundos de investimentos, atuação nas áreas de Óleo & Gás, Energia, Portos e Mineração em mais de 15 países da América Latina, África Ásia e Oriente Médio.

Autor de artigos, mentor, professor e palestrante sobre Sustentabilidade & QSMS-RS.

 Post-doc. /Aberdeen, UK, MBA/Harvard U., PhD/UCLA, MSc/Texas A&M, BSc/ Maryland U., BSc /UFRJ.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos