Cultura de inovação: RH e finanças podem trabalhar juntos?

Cultura de inovação: RH e finanças podem trabalhar juntos?

Chegamos com mais uma edição da newsletter Dattos Analytics, o seu momento de reflexão sobre o universo de finanças para iniciar a semana. Neste espaço, o CEO da Dattos traz debates para empoderar os profissionais financistas a serem cada vez mais estratégicos em suas rotinas.

Boa leitura!

Inovação de dentro para fora

A globalização percebida nas relações de mercado traz impactos de fora para dentro, mas também suscita transformações internas nas pessoas e nas organizações. Afinal, o cenário empresarial está cada vez mais efervescente por inovação, não sendo mais uma possibilidade ficar de fora desse movimento.

A inovação não é mais uma opção para as empresas que desejam se manter competitivas, mas uma necessidade. E, quando eu falo em inovação, não estou querendo me referir a produtos disruptivos ou modelos de negócio antes não existentes.

Isso também faz parte, mas hoje quero trazer um olhar especial para como podemos começar inovando de dentro para fora, nas nossas relações internas da empresa, dentro das áreas e equipes.

Especialmente em departamentos mais tradicionais, como o financeiro, fomentar uma cultura de inovação pode ser o diferencial para o sucesso contínuo.

Por que a cultura de inovação é crucial?

Existem diversas razões pelas quais pode-se entender que a inovação é crucial como cultura dentro de uma empresa. Veja dois exemplos de mercado que eu trouxe aqui.

  • Competitividade: empresas como a Fintech Nubank cresceram exponencialmente, atingindo 35 milhões de clientes em 2021 graças a uma abordagem inovadora e centrada no cliente no setor financeiro.
  • Resiliência: durante a pandemia, empresas com uma cultura sólida de inovação, como o Zoom, viram um aumento de 300% na adoção de seus serviços, adaptando-se rapidamente às necessidades do mercado.

RH e finanças: uma parceria inovadora 🤜🤛

Por isso é que vem a reflexão que eu trouxe no início deste texto: será que existe alguma forma de associar uma cultura de inovação ao departamento de finanças por meio de uma parceria com o RH?

A gestão de pessoas é o coração de qualquer empresa, porque todo negócio só existe graças aos talentos que o compõem. Para ter um produto incrível, um serviço de excelência e um atendimento encantador, por trás existem pessoas.

Confira um pouco de como você pode aproveitar esse tipo de insight em parceria com o seu RH por aí:

Contratação de talentos: O RH pode buscar profissionais que valorizem e promovam a inovação. A contratação de pessoas com mentalidade inovadora levou empresas como o Google a lançar produtos revolucionários, como o Google Maps.

Treinamento e desenvolvimento: Investir em capacitação focada em inovação é crucial. A Mastercard, por exemplo, investiu 20% a mais em treinamento inovador em 2020, resultando em melhor adaptabilidade às tendências de mercado.

Gestão de investimentos: As finanças podem alocar orçamentos para projetos inovadores e experimentais. Em 2019, a Netflix destinou 15% de seu orçamento total para a produção de conteúdo original, redefinindo o setor de streaming.

Em suma, podemos perceber que inovação não é apenas sobre ter ideias: é sobre transformar essas ideias em realidade. Com o RH identificando e nutrindo os talentos certos e as equipes de finanças garantindo o investimento adequado, as empresas podem construir uma cultura onde a inovação floresce.

Como está a sua cultura de inovação por aí? Deixe nos comentários e vamos conversar um pouco mais a respeito!

Guilherme Pessoa, CEO da Dattos

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Dattos

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos