Crenças limitam sua carreira

Crenças limitam sua carreira

Ao longo da vida, recebemos algumas informações de pessoas e situações que acontecem ao nosso redor, que, em muitos momentos, acabam sendo impregnadas em nossa mente e se tornando verdades absolutas, as quais dificilmente conseguimos sequer perceber, ou simplesmente modificá-las.

Conforme vamos nos desenvolvendo, no decorrer de nossa jornada, estas verdades vão, cada vez mais regendo a nossa história e marcando nossas memórias, comportamentos, atitudes, assim como nas relações que estabelecemos com as pessoas e na forma como lidamos com as mais diversas situações que acontecem conosco.

O fato é, que da mesma forma que estas crenças podem ser positivas, elas também podem se tornar negativas e acabar nos limitando e impedindo que cresçamos e alcancemos o sucesso, seja no âmbito pessoal ou no profissional. Diante disso, muitas decisões em nossas vidas são pautadas sobre o que acreditamos, seja verdade ou não.

Quais oportunidades você já desperdiçou por achar que não era merecedor ou porque não tinha capacidade para determinadas ações? De achar que nunca estava bom o suficiente para investir naquilo que realmente acredita? Ou então, que acredita que o dinheiro seja o mal da sociedade? De que rico não vai pro céu ou que é preciso ter boleto para possuir algo na vida?

Existem alguns tipos crenças com as quais podemos nos deparar ao longo de nossa existência. Elas podem ser:

  • Hereditárias: são aquelas que representam tudo o que a pessoa escuta dos pais e observa em seu sistema familiar. Falas como “você não faz nada direito”, “você deixa tudo pela metade”, “você nunca vai conseguir ninguém”, “seu irmão é muito melhor”, permanecem registradas ao longo de toda a vida. A mesma coisa acontece quando uma pessoa experiencia situações de traição, brigas por dinheiro, excesso ou ausência de regras, relação com comida e injustiças.
  • Pessoais: essas crenças são criadas com base nas experiências individuais de cada pessoa. Apesar de terem origem hereditária, só se tornam verdade porque foram vividas. Por exemplo, em casos nos quais uma pessoa é mandada embora do emprego ou não passou no vestibular, podem desenvolver a crença de incapacidade. Ou quando uma pessoa tem seu relacionamento interrompido pelo companheiro, é fácil acreditar que nunca alguém irá gostar de você de verdade.
  • Sociais: são aquelas impostas pela mídia ou pela sociedade. Existem algumas crenças sociais que são muito comuns a todos nós ou, pelo menos, a pessoas próximas a nós, como: “o mundo é muito perigoso”, “só as pessoas ricas são felizes”, “a sociedade só vai te aceitar se você for magro”, entre tantas outras coisas.
Um dos comandos cruciais para combater as crenças limitantes é o de ressignificar.

Quando não conseguimos ressignificar as experiências ruins, as palavras negativas proferidas por pessoas que amamos e admiramos nos fazem criar bloqueios. E mais, alimentamos estereótipos, tratamos de maneira pejorativa algumas pessoas e acabamos agindo de forma pessimista em determinadas situações.

Isso se dá, em partes, pela exposição repetida a comportamentos negativos que nos fazem introjetar em nossa personalidade outros comportamentos nocivos e, muitas vezes estendê-los a outras pessoas. Além disso, existem outros exercícios que são importantes e dão o primeiro passo para eliminarmos essas crenças que tanto nos bloqueia:

  • Tente identificar as suas crenças limitantes, especialmente aquelas que mais lhe atrapalham no momento;
  • Ao dispor essas crenças em sua frente, faça o possível para entender qual a causa de cada uma delas. Relembre situações, busque na memória e tente encontrar a raiz do problema;
  • Defina, a seguir, os objetivos que pretende com esse processo. Qual será o destino que você quer chegar ao eliminar essa crença limitante? Por que é fundamental que ela deixe de existir? Motive-se!
  • Tente criar, a partir desse ponto, uma crença fortalecedora. Troque aquela frase ou situação negativa por uma que lhe dará forças para continuar lutando até atingir o objetivo que você determinou.
  • Vá insistindo nessa ideia, naquilo que você passou a acreditar, até que essa crença fortalecedora se torne um hábito em sua vida!

As crenças com carreira passam pela segurança financeira, estabilidade, auto-realização, merecimento, de dar certo, ser bom o suficiente... e muitas vezes deixamos os sonhos profissionais de lado por um medo que não nasceu com a gente, mas sim, que foi imposto por uma padrão mental em nossa vida.

Uma pessoa que vive cedendo às crenças limitantes é alguém que dificilmente vai conseguir atingir seus objetivos e tende a viver frustrada. Sempre que uma dificuldade aparecer, ela vai acabar desistindo, sentindo que não tem capacidade de superar. Ao mesmo tempo em que esses pensamentos servem como mecanismo de defesa, eles também podem colocar você para baixo.

Por trás de toda crença limitante existe um mundo a ser explorado, cheio de oportunidades.


_____

Conheça mais do meu trabalho no Instagram.

Você também pode fazer parte da minha lista de transmissão pelo Whatsapp para receber conteúdos semanais.

Acesse o Linktree para fazer parte do #DesafioFinanceiro.

_____

Quem é Fábio Córdova?

Sou formado em Administração, com especialização em Gestão Empresarial e Finanças e Controladoria. Atuei como Supervisor em uma loja comercial, exercendo diversas atividades na área de Liderança e Gestão, envolvendo os setores de Recursos Humanos, Financeiro, Marketing e Estratégico. Hoje trabalho como Professor Universitário no curso de Administração, sou coordenador do MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. Por conta da formação acadêmica e experiência profissional, também atuo com o Coaching na área de Negócios e Carreira. 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Fabio Ricardo Córdova

  • Acho melhor você pensar na ideia.

    Acho melhor você pensar na ideia.

    Todo ser humano tem anseios, vontades e propósitos e, por isso, cria metas e objetivos para si. Porém, algumas pessoas…

  • Fracassar não é uma escolha!

    Fracassar não é uma escolha!

    É possível compreender que fracassar está condicionado a uma questão de derrota, de perdas, de incompetência. Mas isso…

  • Como escolher o tema do meu TCC?

    Como escolher o tema do meu TCC?

    Esse artigo é pra você, que assim como muitos estudantes não tem ideia de qual o tema usar na elaboração do Trabalho de…

  • De que forma um RH Estratégico pode ajudar sua empresa a crescer?

    De que forma um RH Estratégico pode ajudar sua empresa a crescer?

    O investimento em uma gestão inteligente, com foco em resultados e no capital humano, se tornou uma necessidade básica…

  • O poder do autoconhecimento na vida profissional

    O poder do autoconhecimento na vida profissional

    Você já se questionou se alguma decisão que tomou foi a correta? Que os caminhos que você está percorrendo agora estão…

  • Me formei, e agora?

    Me formei, e agora?

    Chegou o momento. O medo no início da graduação dá lugar ao medo de estar saindo, sem saber o que irá encontrar aqui…

    2 comentários
  • A influência de seus antepassados com os seus resultados

    A influência de seus antepassados com os seus resultados

    Antes de iniciarmos este assunto, deixo claro que não estamos tratando de religião ou crenças pessoais. As informações…

    4 comentários
  • Cursar uma graduação com o atual cenário econômico?

    Cursar uma graduação com o atual cenário econômico?

    A recessão que se instalou em nosso país ainda deixa marcas dolorosas e reflexos que afetaram e ainda afetam grande…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos