RESULTADOS EM RH NA PRÁTICA OS EIXOS FUNDAMENTAIS (01/20)
Afinal, quais as razões para que a gestão de RH venha a ser mais focada em resultados e não apenas em discursos, abstrações e subjetivismos?
Não faltam razões. Todas as unidades funcionais de uma empresa devem concentrar-se nos seguintes focos:
· Qualidade
· Produtividade
· Rentabilidade
· Competitividade
Naturalmente, estes focos não dispensam o Ser Humano como seu vetor essencial, o que remete a questão para uma análise isenta de preconceitos e de purismos.
Diante disso, o foco em resultados concretos passa a ser a mais poderosa ação de vitalização e fortalecimento do talento humano, da inteligência, do bem-estar e da qualidade de vida interna, para que não apenas os resultados operacionais da empresa sejam alcançados, mas, principal e quase dramaticamente, possamos, enfim, construir empresas e instituições mais cidadãs, ou seja: capazes de cumprir o seu papel no desenvolvimento da sociedade, ao tempo em que buscam a justa remuneração do capital.
Para os estrategistas de RH, cabe a missão de entender seu papel na sustentação dos quatro pilares acima citados, por ocasião do planejamento das ações que escapem do mero cumprimento do papel legal e burocrático. Nesse momento convém aguda apuração dos reflexos de cada iniciativa de RH em todos os eixos simultaneamente, cada um ou em um deles especificamente. Por exemplo: como um projeto de transformação e modelagem cultural repercutirá nos eixos, como elaborar o respectivo orçamento de investimentos e as perspectivas de retorno, medir, monetarizar e reportar os efeitos? E este é um trabalho de pura aplicação de inteligência e apurado sentido de praticidade, temperado por ousadia, criatividade e empreendedorismo.
E a pergunta inevitável: é possível, de fato, agir da forma como exposta no artigo? Sim, é! Provaremos isso ao longo dessa série e da que a ela se seguirá.