As decisões colegiadas
Entre as atribuições dos conselhos em uma empresa, o de administração e o consultivo, está na proteção ao cultivo da cultura existente. E para que essa atribuição seja adequadamente executada deve ser buscada a construção dos relacionamentos nos diversos níveis da organização, sempre com observação de duas variáveis fundamentais: o engajamento e as relações.
E essas variáveis precisam se fazer presente nos processos decisórios que envolvem os integrantes do board, e estes precisam observar alguns aspectos importantes para que um conceito seja presente nessas reuniões de board.
As diferenças enriquecem e o respeito fortalece
O Prof Peter Drucker define: “as decisões mais eficazes precisam ter em seu processo de discussão a discordância ao invés do consenso”, e ainda que “o desacordo fornece alternativas e gera um pensamento mais profundo sobre o assunto” e, conclui Drucker, que se não tem discordância o ambiente ainda não está pronto para a decisão.
Alguns tópicos foram apresentados por Alfredo Bottone, citando a Forbes Coaches Council a serem observados nas reuniões do board para que as decisões tenham essas abordagens e por consequência tragam um melhor resultado.
· Integridade, a coerência entre o que diz e o que faz deve ser observada de maneira absoluta, não pode haver o famoso “faça o que eu mando mas não o que eu faço”.
· Transparência e clima de confiança, dois aspectos que são imprescindíveis nas reuniões para tomada de decisão, não podem existir informações ocultas entre os conselheiros para que o ambiente de confiança seja preservado.
· Ética em todas as abordagens e discussões, para que as ações efetivamente que serão implementadas tragam também em seu escopo esse importante viés.
· Empatia, sendo aqui entendida como manter o foco em suas decisões na sustentabilidade e crescimento da empresa.
· Comprometimento: Os membros do conselho devem apresentar real comprometimento com os negócios, e para isso se faz necessária uma atividade constante de atualização em informações que auxiliem o posicionamento nas decisões.
Recomendados pelo LinkedIn
· Outro ponto relevante é a busca do autodesenvolvimento, entender e aplicar o conceito de long life learning é uma direção que deve ser observada constantemente pelos membros do conselho.
Os membros dos conselhos em suas decisões colegiadas devem observar ainda, alguns pontos além serem seguidos os conceitos anteriormente descritos, principalmente na prática da comunicação não-violenta e discussões assertivas e construtivas. São eles:
· Não assuma posturas que generalizem as situações,
· Busque o máximo de informações possíveis e como as decisões impactarão nos diversos níveis da empresa,
· Não traga ideias pré-concebidas, esteja aberto a ouvir novos pontos de vista,
· Tenha sempre muito claro qual o objetivo daquela discussão e a qual resultado se espera chegar para a empresa,
· E por último e não menos importante,
· Busque sempre chegar a parâmetros que sejam minimamente mensuráveis para se analisar os resultados.
As decisões colegiadas do board devem então se originar de discussões que observem esses pontos sem perder de vista em momento algum o objetivo principal, a saúde econômico-financeira da empresa.