A democratização do conteúdo e a construção de comunidades em 2024

A democratização do conteúdo e a construção de comunidades em 2024

A minha percepção de necessidade do mercado neste primeiro trimestre de 2024 é que as pequenas e médias empresas estão mais engajadas, mais conscientes e, principalmente, com sede de uma necessidade de comunicação que acreditavam não poder alcançar.

Estou falando de estratégias de posicionamento e comunidade através do conteúdo. Empresas de pequeno e médio porte sentem o desejo e a necessidade de ter a própria rotina de produção de conteúdo para chamar de sua. 

A facilidade tem sido na democratização ao acesso aos serviços de conteúdo, principalmente em vídeo. Quando os clientes pensavam em agências, e até as agência pensavam nos clientes, a editoria social tradicionalmente já estabelecida vinha em mente, com muitos layouts e etc. Mas na era do conteúdo, por qual motivo a produção de conteúdo em vídeo ficaria limitada aos criadores e grandes marcas?

Hoje, um microempreendedor individual com o celular na mão tem um poder que, até poucos anos atrás, dependeria de pelo menos UM fornecedor externo.

Mas.. Como chegamos até aqui e como entender a oportunidade?

Nos últimos anos, o marketing de conteúdo, o brand publishing, o branded content e até as estratégias mais maduras de social media e relacionamento com as comunidades das marcas no digital emergiram como ferramentas poderosas na estratégia de marketing das empresas, ao passo que o público se torna cada vez mais avesso à publicidade tradicional, a criação de conteúdo relevante e envolvente se tornou essencial para alcançar e cativar os consumidores e se conectar e relacionar com comunidades. E dessas estratégias despertamos o senso de necessidade que temos hoje. 

A verdade é que esta relação está amadurecendo

Na era da relação digital, os consumidores buscam mais do que apenas produtos, eles procuram histórias que ressoem com seus valores e aspirações. A cada momento em que a tecnologia continua avançando, novas possibilidades surgem e as empresas devem aproveitar essas oportunidades para transformar suas estratégias de marketing e construir relacionamentos sólidos com seus públicos. E a oportunidade em 2024 está no poder do conteúdo. 

Ao criar conteúdo autêntico e relevante, as marcas podem estabelecer conexões emocionais com os consumidores. Seja por meio de vídeos inspiradores, artigos informativos ou campanhas interativas nas redes sociais, o conteúdo permite que as marcas comuniquem seus valores, missão e personalidade da maneira mais genuína, construindo Confiança e Autoridade, além de gerar um engajamento mais autêntico.

Construindo relações, construímos comunidades

O conteúdo envolvente e valioso ele não é apenas consumido, ele é compartilhado, comentado e fomenta ativamente as conversas, criando uma comunidade em torno da marca.

Ele não apenas conquista clientes, mas constrói defensores da marca. Uma narrativa contínua estabelece uma conexão emocional, transformando consumidores em uma comunidade leal que compartilha, apoia e promove ativamente a visão da marca.

A produção de conteúdo original para empresas é uma abordagem integral para construir e nutrir a identidade de uma marca. Ao contar histórias envolventes, fornecer insights valiosos e criar experiências significativas, as marcas transcendem o convencional, deixando uma impressão duradoura no coração e na mente de seus públicos. É mais do que publicar conteúdo; é sobre criar um legado que ressoa com quem acredita na história que está sendo contada.

Porém, não existe mágica. Algumas premissas precisam ser cumpridas em qualquer estratégia, até na sua produção de conteúdo e construção de comunidade: 

  1. Defina Seus Objetivos
  2. Conheça Seu Público
  3. Escolha a Plataforma Certa para a distribuição de conteúdo da sua marca
  4. Crie Conteúdo Relevante
  5. Promova a Participação Ativa
  6. Mantenha uma Comunicação Aberta
  7. Estabeleça Diretrizes Claras
  8. Cultive um Sentimento de Pertencimento

9. Avalie e Ajuste

E por último, e mais importante, a produção de conteúdo também precisa estar integrada ao todo da estratégia de comunicação de uma empresa, independente do tamanho do negócio. O conteúdo deve ser criado com a ideia de que faz parte de um ecossistema maior. As marcas precisam criar narrativas contínuas que atravessam diferentes canais e plataformas, e assim fomentar as suas próprias comunidades. 

Criar uma comunidade de marca é um processo estratégico que exige tempo e esforço, mas os benefícios são significativos. Uma comunidade bem-sucedida constrói relacionamentos duradouros, promove a lealdade à marca e impulsiona o crescimento sustentável. Com o avanço da era digital, as marcas que priorizam a criação de comunidades estão saindo na frente quando o assunto é a construção de relacionamentos genuínos e duradouros com seus cliente

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Diogo Ferreira

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos