Departamento (im)Pessoal - As Lideranças precisam saber todas as leis?

Departamento (im)Pessoal - As Lideranças precisam saber todas as leis?

Uma dos grandes baques que o Líder tem ao assumir um cargo elevado na sua área de formação/interesse é que ele vai gerenciar pessoas, recursos e tempo. E se a área de formação dele não estiver relacionada à administração/gestão, pode ser que ele tenha dificuldades para gerenciar sua equipe. 

A mesma coisa acontece com os Empreendedores: eles se formam, colocam o sonho em prática e acham que vão apenas lidar com a sua área de formação. Caso ele possua disponibilidade financeira, até pode colocar um Gestor especializado para fazer essa parte, mas até mesmo nas tomadas de decisão, entender os índices da própria empresa e às leis que ela está sujeita, muitas vezes é necessário. E nem sempre, ao iniciar sua empresa, haverá recursos financeiros disponíveis para essa contratação, o que implica em ter que lidar com áreas nunca antes vistas e, talvez, de difícil compreensão à curto prazo por parte do Empreendedor.  

Mas será que as Lideranças e Empreendedores precisam saber tudo à fundo?

Abaixo temos um infográfico que demonstra como o colaborador funciona para ajudar a responder essa pergunta. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

De fato, se você responde por uma equipe, você precisa conhecer: leis, funcionamento dos setores de base como um todo (administrativo, DP, financeiro, etc), normas e procedimentos instituídos pela empresa, ter boa interface com os demais setores. Mas note que é conhecer e não se aprofundar. 

Portanto a Liderança não precisa conhecer à fundo todas as leis, mas precisa entender basicamente o que é certo ou errado e em caso de dúvidas, ter acesso livre para perguntar aos responsáveis pela informação. É preferível mandar o caso para o DP sem resposta da Liderança do que aceitar/orientar algo que não poderá ser cumprido. 

No caso do Colaborador de exemplo (do infográfico), o ideal é que o Departamento Pessoal converse com ele, explicando qual é o real procedimento, que não poderia ser feito da forma que está solicitando e após resolvido, orientar novamente a Liderança para o procedimento correto naquele caso. 

Promessas e "ele disse que podia" não faz parte do Departamento Pessoal. 

Este artigo também está disponível no meu Blog.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos