DESAFIOS DO COACH
Provavelmente você se depara com alguns Coachees que apresentam comportamentos inusitados. Normal. Pessoas são diferentes, trazem histórias de vida e valores variados, atitudes e comportamentos próprios e expectativas pessoais por vezes pouco claras.
Como identificar e tratar situações que podem gerar desconforto para as partes ou esgarçar o relacionamento entre Coach e Coachee?
Para ilustrar algumas situações, criei uma tipologia que apresenta quatro perfis diferentes e algumas posturas assertivas do Coach que poderão redirecionar as ações do Coachee.
Personagem: O Dramático
O Coachee dramático já chega fazendo cena. Chora na primeira sessão, conta histórias de sua infância terrível, reclama da família que não o compreende, fala do seu chefe que o escraviza, como é explorado em seu trabalho e nunca é promovido. Enfim, sua vida é retratada como um verdadeiro drama.
Por incrível que pareça, este é o cliente que mais terá resultados no processo. Afinal, sob sua lente cinza, ele só enxerga derrotas.
Você, como Coach, precisa sondar se o caso é passível de terapia ou Coaching. Percebendo que o Coaching é a melhor solução, vá às boas práticas.
O uso de perguntas estimuladoras e poderosas faz com que o Coachee consiga visualizar melhorias possíveis e situações desejadas. Alguns exemplos:
- Vamos ao presente. O que você gostaria de ver e ter em sua vida atual? Qual seu sonho/objetivo/meta?
- O que você pode fazer para mudar isto (a situação dramática que foi relatada)?
- Como quer ser visto e tratado pela sua família/líder? O que vai fazer para alcançar isto? O quanto está disposto a investir nisto?
Em alguns casos, é recomendável apresentar uma ferramenta de autoconhecimento que dê suporte à sessão. Em nossa caixa de ferramentas, sempre lançamos mão de uma destas: o Emociograma que retrata a emoção dominante na situação atual do Coachee, o Tetragrama que ajuda a descobrir seu estilo dominante e as competências correspondentes, o inventário Motivos para a Ação – Motivação que indica o que faz sentido e move suas ações, o inventário Seis Chapéus do Pensamento que revela a forma como pensa e as competências correspondentes. Enfim, você poderá lançar mão destas e outras ferramentas para dar suporte às suas sessões e realinhar o foco de seu cliente para metas e objetivos de sucesso.
Personagem: O desligado
Existem pessoas que mergulham bem fundo no processo de Coaching. Demonstram comprometimento e motivação, cumprem as metas/tarefas da semana com garra, alcançam os resultados desejados e estão sempre querendo mais. Este são os que idealizamos.
Em contrapartida, há os que nadam na superfície da água: faltam às sessões, chegam atrasados, deixam de cumprir as metas/tarefas da semana e seu comprometimento é questionável.
Neste último caso, é recomendável uma intervenção que sensibilize seu cliente para os fatos que estão acontecendo.
O uso das perguntas (principal ferramenta do Coach) traz sempre resultados positivos.
Que tal usar uma destas para começar a intervenção:
- “Por qual motivo você procurou o Coaching? O que você quer ganhar neste processo?”
- “De zero a dez, como você avalia seu comprometimento até agora neste nosso processo?”
- “Exatamente, o que você quer alcançar com o Coaching? Suas metas foram traçadas dentro desse propósito? Vamos avaliar cada meta não cumprida em função do seu propósito?”
- “Que metas/tarefas estão sendo difíceis de cumprir? O que você pode alterar nestas metas de forma que facilite o cumprimento?”
- “O que você pode fazer a partir de agora para superar obstáculos e bater suas metas? O que você vê como cenário ao atingir isto?”
Em função das respostas do Coachee, realinhe o processo e estimule-o a cumprir suas metas.
Personagem: O imediatista
Um fato recorrente apontado por Coaches é sobre aquele cliente impaciente, imediatista. É possível ter resultados rápidos em um processo de Coaching? Respondo que sim e tudo depende do comprometimento e envolvimento das partes.
Objetivos mal traçados e Coach que deixa passar isto, tem como resultados sentimentos de angústia e descrença por parte do Coachee. Percebendo que os resultados estão demorando a acontecer, pensam que “ não está valendo a pena”. Alguns chegam a declarar isto durante as sessões.
Informações claras sobre “como é um processo de Coaching” e esclarecimentos sobre as responsabilidades do Coachee no cumprimento do que foi prometido, ajudam a contornar estas contendas. Todos queremos resultados e, se possível, bem rapidamente. Entretanto, é preciso esclarecer e reforçar que o Coaching é um processo e tudo depende da qualidade da parceria estabelecida entre as partes.
O acordo assinado na primeira sessão é uma forte âncora que permite dar uma parada no processo, avaliar se está havendo quebra de contrato e realinhar os rumos.
Sempre que possível, lembre ao seu Coachee que para chegar ao topo é necessário ir passo-a-passo e isto representa cumprir as metas/atividades da semana.
Personagem: O calado, reticente.
Sabe aquele Coachee que fala o mínimo possível e passa a impressão de estar distante? Sim, ele existe. Quais os verdadeiros motivos dele estar assim tão reticente? Será por timidez, falta de interesse, desmotivação?
Provavelmente por nenhum dos motivos citados.
O que move uma pessoa a falar de seus sonhos, objetivos e metas é o estímulo e a certeza de que a outra pessoa está atenta e completamente interessada no que está sendo exposto.
Se o seu Coachee está “mudo”, provavelmente ele não se sente ouvido o suficiente para se abrir. Utilize sempre a escuta ativa e o rapport. A escuta ativa qualifica o outro e o rapport faz com que ele se identifique com o Coach.
Treine bastante as técnicas de rapport e cultive o hábito da escuta ativa em seu cotidiano. Você só tem a ganhar com isto.
Além de todas as técnicas e estratégias sugeridas, as perguntas poderosas devem ser utilizadas de forma adequada em todas as situações, instigando as respostas do Coachee de forma espontânea.
Gostou das dicas?
Vem para nosso time!
Engineering Analyst Environmental at Toyota Motor Manufacturing Canada Retired Military Officer (Colonel), Military Pilot (Brazilian Air Force), MBA in Process Management, in Remote Education, and Cybersecurity Analyst
7 aParabéns pelo artigo e sucesso . Abraço