Desapego
Você já parou para pensar porque uma transformação incomoda tanto e se torna algo tão difícil de começar?
Simples: Porque precisamos desapegar daquilo que conhecemos.
Seja um novo endereço, um novo trabalho, ou até mesmo um novo corte de cabelo, quando mudamos, precisamos nos adaptar: descobrir a nova padaria da esquina, o novo creme de cabelo… novos colegas.
Agora imagina quando isso se passa internamente?
Passamos toda a nossa vida construindo conceitos, hábitos e relacionamentos. Nos moldando para sermos aceitas, para sabermos lidar com o mundo à nossa volta.
Até que um dia as coisas não funcionam mais… a gente começa a sentir um desconforto, uma necessidade de mudança. Mas bate um medo enorme. Medo de desapegar.
Desapegar daquilo que um dia achávamos que queríamos, de uma vida que tínhamos imaginado, de um futuro que tínhamos criado.
Um estudo feito na França, no século XX, apontou que nós passamos 70% do nosso tempo vivendo do passado, ou seja, refletindo sobre quem éramos e o que vivemos (aliás, um dos motivos que a Plena Consciência se tornou tão famosa!).
Se já passamos a maior parte do nosso tempo pensando no passado, imagina ter que desapegar dele?
A boa notícia é que o desapego é uma atitude racional. Ou seja, depende de uma ação sua, consciente para que o primeiro passo seja dado.
Vejam bem: passo consciente. De nada adianta atitudes precipitadas, impulsivas, quando se trata de transformação. O desapego consciente só acontece quando temos maior clareza do caminho que queremos tomar… mesmo que esse caminho seja somente feito daquilo quê “não queremos” na nossa vida.
Para te ajudar, que tal um pequeno exercício de reflexão?
Escreva duas colunas em um caderninho, colocando Quero x Não Quero.
Agora pense em 3 coisas que você gostaria de ter mais na sua vida (quero) e 3 coisas que você não gostaria de ter mais na sua vida (não quero).
Pode ser qualquer coisa!
O importante é você começar a entender que você está no controle do seu futuro, e cabe à você, somente você, tomar as rédeas da situação!
#trnsfrm #trnsfrm.se #autoconhecimento #desapego
Para saber mais sobre esse assunto ou para conhecer mais conteúdos interessantes, participe do nosso grupo TRNSFRM aqui no linkedin, ou siga a gente no instagram @trnsfrm.br!