Desenvolvendo a Criatividade: Uma Habilidade Essencial para Todos os Profissionais

Desenvolvendo a Criatividade: Uma Habilidade Essencial para Todos os Profissionais

Você está absolutamente errado! A criatividade não é um privilégio exclusivo dos artistas e nem a invenção da roda, como eu costumo falar aos meus mentees. A Criatividade é uma ferramenta poderosa que pode ser utilizada por qualquer profissional, independentemente da área de atuação, seja para inovar em um projeto, resolver um problema complexo ou simplesmente adicionar um toque pessoal ao trabalho, a criatividade é um diferencial competitivo. E assim como qualquer outra habilidade, ela pode ser desenvolvida.

Mas como podemos desenvolver ou reacender essa capacidade?

1. Cultivando a Curiosidade:

  • Faça perguntas: Questione o status quo, busque entender o porquê das coisas e explore diferentes perspectivas.

Eu sou uma pessoa naturalmente curiosa e questionadora, e na minha opinião é o que mais me ajudou a conhecer diferentes áreas de atuação, ter uma visão ampla de negócios e diferentes profissões. Modéstia a parte conversos sobre diferentes assuntos e como Mentora de Carreira, entendo ser um diferencial, tanto que teve uma  vez estava treinando uma ex-cliente para assumir uma posição de Mentora em minha empresa, quando perguntei como estava sendo o processo e as dificuldades dela. Foi quando ela me disse: "Kelly, você conhece muito o mercado de trabalho, conhece amplamente as profissões, os nichos de atuação, e acho que eu vou conseguir isso somente com o tempo" . Realmente ela tinha razão, o tempo traria essa bagagem para ela, mas desde que ela fosse essa pessoa curiosa, que não tivesse medo de perguntar e querer se aprofundar.         

  • Explore novos temas: Leia sobre assuntos que não fazem parte da sua área de atuação, assista a filmes e documentários variados, visite museus e exposições. Essa é outra ação que me ajuda muito a ter mais criatividade, a aplicar conceitos e ideias vindas de outros negócios, na minha empresa. Afinal como já dizia o ditado: Nada se cria, tudo se copia.
  • Observe o mundo ao seu redor: Preste atenção aos detalhes, identifique padrões e faça conexões entre diferentes elementos. Esteja presente e com o olhar sempre atento por onde você passar. Vai ao shopping? O que de novidade por lá? O que as lojas estão dotando de estratégias? Qual está sendo o Hype do momento?
  • Experimente coisas novas: Tente novas atividades, hobbies e formas de trabalhar. Recentemente mudei de cidade e iniciei no Beach Tênis, é uma forma de você exercitar novas modalidades de esportes. Pessoas que preferem a rotina e não lidam bem com as mudanças, tendem a pensar: Para que mudar se esta funcionando? - Logo são pessoas com menos criatividade.
  • Varie seus ambientes de trabalho: Trabalhe em diferentes lugares, como um café, uma biblioteca ou até mesmo ao ar livre. Quando estou com a criatividade bloqueada, saio para caminhar ou então saio para trabalhar em um ambiente diferente, como em um café, e isso funciona muito.
  • Altere sua rotina: Mude a ordem das suas tarefas, faça algo diferente durante o almoço ou no final do dia. Aqui o mesmo se aplica a experimentar coisas novas,. Mude a rota que você faz do seu trabalho para casa, faça seu cérebro se exercitar, observe as coisas diferentes pelo caminho, saia do celular. Sempre que possível viaje para lugares novos, isso amplia muito sua visão e criatividade.

2. Estimulando a Imaginação:

  • Faça brainstorming: Reserve um tempo para gerar ideias sem julgamento.
  • Use a técnica do "e se": Imagine diferentes cenários e pense em todas as possibilidades.
  • Visualize seus objetivos: Crie uma imagem mental do resultado que você deseja alcançar.

  • Participe de grupos de discussão: Troque ideias com pessoas de diferentes áreas e perspectivas.
  • Faça trabalhos em equipe: Colabore com outros profissionais para encontrar soluções inovadoras.
  • Mentoria: Busque um mentor que possa te inspirar e te desafiar.


Nessa foto estou em um desses momentos de brainstorming, com aplicação de ferramentas de Design Thinking em um congresso de RH

3. Permitindo-se Errar:

  • Aceite os erros como oportunidades de aprendizado: Não tenha medo de falhar, pois é através dos erros que crescemos. As pessoas perfeccionistas tendem a ser menos criativas.
  • Celebre as pequenas vitórias: Reconheça seus progressos e incentive-se a continuar.

4. Cuidando da Mente e do Corpo:

  • Pratique atividades físicas: O exercício físico aumenta a oxigenação do cérebro e favorece a criatividade.
  • Medite ou pratique yoga: Essas práticas ajudam a reduzir o estresse e a aumentar a concentração.
  • Durma bem: Um sono reparador é essencial para a saúde mental e para a capacidade de gerar ideias.

5. Utilizando Ferramentas e Técnicas:

  • Mapas mentais: Uma ferramenta visual para organizar ideias e fazer conexões.
  • Técnica SCAMPER: Uma técnica para gerar novas ideias a partir de um produto ou serviço existente.
  • Design Thinking: Uma abordagem centrada no ser humano para resolver problemas e criar soluções inovadoras.

Exemplo de uma Ferramenta de
Eu atuo com essas ferrmantas há mais de 5 anos, realmente são fundamentais para ampliar a nossa visão e criatividade, expandindo as nossas possibilidades. Elas se aplicam em diversos contextos, como Projetos, Produtos, Melhoria de Processos...Mas eu especificamente trabalho para Carreira, tanto para planejar os próximos passos, como para uma transição de área e desenvolvimento de Soft Skills, além disso quando atendo empreendedores, também faço uso dessas metodologias ágeis para mapeamos negócios, tanto oportunidade como gargalos.

Lembre-se: A criatividade é um músculo que precisa ser exercitado. Quanto mais você praticar, mais fácil será gerar ideias novas e originais. Se precisar de ajuda com esse processo conte comigo.


#criatividade #metodosageis #designthinking #SuaVaga #LinkedInNotícias #carreira #desenvolvimento #softskills

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos