Design thinking, afinal o que é isso?
Primeiros passos do designer?
A história do designer começa em 1919 quando foi criada à primeira escola de designer chamada Bauhaus na Alemanha, seu criador Walter Gropius tinha o objetivo de unir a arte aos processos industriais e arquitetura. A escola foi uma das maiores e mais importantes no que é chamado modernismo do designer e na arquitetura, porém em meados de 1933 a escola foi fechada devido o regime nazista.
“O cérebro humano é como um chapéu de chuva:
Funciona melhor quando está aberto”
-Walter Gropius
Ressurgimento do termo designer.
Dando um solto no tempo, entre 1973 e 1974 nos estados unidos, devido à crise na bolsa de valores as agências de publicidade resgatam alguns conceitos de designer para ajudar as indústrias a reverter a situação estabelecida pela crise, era necessário melhorar a comunicação com cliente e a conversão dos produtos, por isso os conceitos mais utilizados do designer eram os relacionados a venda e comunicação deixando os demais conceitos escondidos.
Como surgi-o o designer thinking.
Passaram-se anos e anos e em 1992 Richard Buchanan escreveu um artigo intitulado “Wicked Problems in Design Thinking”, no artigo ele apresenta as características de um problema complexo ou como é chamado no artigo "Wicked Problems" e como esses problemas interagiam com o pensamento do designer.
Ele concluiu que para problemas menos complexo a visão de designer estabelecida na época funcionava, porem, para problemas maiores era preciso uma visão mais integrada do designer, resgatando a essência que foi estabelecida na escola Bauhaus , Richard Buchanan também falava no artigo sobre trazer visões de outras disciplinas para resolver os problemas maiores assim nasceu o designer thinking.
“A maioria das pessoas continua a pensar na tecnologia em termos de produto e não em sua forma como uma disciplina de pensamento sistemático. ”
RICHARD BUCHANAN, 1992, p. 19
Afinal o que é designer thinking?
O designer thinking hoje é definido como, uma metodologia de resolução de problemas que coloca os desejos e vontades do cliente em primeiro lugar.
Para ilustrar melhor essa ideia, pense em um pintor de quatros famoso fazendo uma enquete entre os apreciadores de sua arte, e com a sugestões chegar a um resultado que melhor se encaixa a necessidade de todos os apreciadores, é essa a ideia do designer thinking entender a necessidade ter ideias que atendam a necessidade e idealizar uma solução que melhor se encaixa no cenário.
Qual a grande sacada?
Utilizar as ferramentas do designer thinking no dia a dia das empresas para resolver problemas não é fácil, principalmente por que em primeiro lugar o resultado final deve ser viável financeiramente, para a empresa ter o retorno certo do investimento, porém, é importante tentar, pois, a metodologia abre uma mar de possíveis soluções inovadoras para problemas em qualquer área.