Desperdício de investimento em publicidade digital aliado a incompetência no atendimento ao cliente
Em tempos em que as empresas competem intensamente por atenção online, há uma realidade que parece contraditória: investimentos em publicidade digital são feitos, mas o atendimento ao cliente – o pilar de qualquer experiência de compra – é negligenciado. Recentemente, fui atraído por um anúncio de veículo em uma rede social. O que era para ser o início de uma possível compra tornou-se um verdadeiro teste de paciência e, francamente, um exemplo perfeito de como ver uma empresa jogar dinheiro fora, o que ao meu ver é uma completa burrice.
A experiência começou com um cadastro de "opt-in", uma prática comum onde a empresa capta dados do consumidor interessado, nesse caso meus dados. No entanto, após esse primeiro contato, o interesse inicial foi seguido por uma longa espera: passaram-se mais de 24 horas para que alguém respondesse, e o retorno veio de forma fragmentada e desorganizada, via WhatsApp. Em vez de ser atendido diretamente, fui levado a um verdadeiro “jogo de empurra”. Fui orientado a esperar por uma resposta que nunca parecia estar perto, repetindo meu interesse e explicando minha situação várias vezes. Quando, finalmente, alguém se prontificou a atender, o fez por meio de um WhatsApp pessoal e sem qualquer identificação da empresa, uma prática que levanta dúvidas sobre a legitimidade e a segurança do atendimento. A pessoa simplesmente com uma foto ao lado de um carro da Volkswagen, afirmou ser da empresa, sequer mencionou se era de uma concessionária, como era a publicidade que me chamou a atenção.
A falta de clareza e profissionalismo no atendimento gerou uma desconfiança natural e me levou a refletir sobre a seriedade da empresa. O grande problema aqui não é só o descuido, mas a percepção que ela transmite aos seus clientes: parece que há “clientes sobrando” para que uma empresa possa se dar ao luxo de ignorar ou maltratar um lead interessado.
Com um mercado cada vez mais competitivo, as empresas investem grandes quantias para alcançar consumidores nas redes sociais e existem magos encantadores que dizem que a solução é investir mais nos anúncios pagos, que isso trará clientes. No entanto, o erro fatal está no ponto de contato: quando a equipe de atendimento não está preparada para receber o cliente, todo o investimento feito até o ponto de captação é jogado fora. É um ciclo prejudicial onde o custo da aquisição de leads aumenta, enquanto a taxa de conversão não se concretiza por pura falta de preparo no atendimento.
Empresas que jogam dinheiro em publicidade sem garantir uma estrutura de atendimento adequada perdem mais do que vendas: perdem confiança e reputação. Quando a jornada de compra é interrompida por um atendimento falho e desorganizado, a experiência do consumidor se transforma em um problema, ao invés de uma solução. E uma das consequência é por exemplo, eu escrevendo nesse momento esse artigo, para milhares de potenciais consumidores lerem a minha experiência frustrada.
Para evitar o desperdício de investimento e o prejuízo à imagem da empresa, é essencial que as marcas considerem as seguintes estratégias para o atendimento ao cliente:
Estudos recentes revelam que o investimento em marketing digital, quando bem planejado e executado, pode gerar retornos altamente lucrativos. De acordo com dados de mercado, empresas que implementam estratégias de marketing digital com foco em personalização e atendimento ao cliente obtêm, em média, um retorno sobre o investimento (ROI) 5 vezes maior em comparação às que operam sem esses elementos. Esse desempenho positivo está associado ao uso de tecnologias como automação, segmentação de público e análise de dados, que permitem otimizar campanhas e garantir que os recursos sejam alocados com precisão. Além disso, ao integrar ferramentas de CRM e atendimento de qualidade, as empresas conseguem aumentar significativamente a taxa de conversão, reduzindo o custo por aquisição de clientes e maximizando o valor do ciclo de vida do consumidor.
Quando empresas investem em marketing digital sem assegurar um atendimento satisfatório, os efeitos no retorno do investimento (ROI) são drasticamente negativos. Estatísticas indicam que 60% dos leads captados via campanhas digitais acabam abandonando a jornada de compra se enfrentam dificuldades no atendimento ou falta de suporte adequado. Além disso, o custo de aquisição de clientes aumenta em até 30% em empresas onde o atendimento ao cliente é falho, pois a necessidade de gerar novos leads para compensar as oportunidades perdidas se torna maior. Outro dado preocupante é que 89% dos consumidores afirmam que, após uma experiência negativa de atendimento, são menos propensos a fazer uma nova compra com a empresa e 50% compartilham essa experiência ruim com outras pessoas, afetando a reputação da marca. Em suma, sem um atendimento de qualidade, os investimentos em marketing digital se tornam insustentáveis, pois há um desgaste financeiro e de imagem que supera qualquer benefício inicial da publicidade.
Para uma empresa, o impacto negativo de um atendimento falho supera o custo do investimento em publicidade digital. A era do “jogo de empurra” deveria ser coisa do passado. O consumidor está mais atento e possui outras opções no mercado. A experiência de atendimento faz parte da construção de uma marca e deve ser tratada com a mesma importância que o investimento em marketing digital.
Em um mercado onde os consumidores são cada vez mais seletivos, o atendimento ao cliente é a verdadeira chave para transformar leads em vendas e construir uma base sólida de clientes fiéis. As empresas que se destacam são aquelas que não só capturam o interesse do consumidor, mas que também têm competência e cuidado para responder a ele com a urgência e atenção que merece.
No meu caso desisti completamente de continuar com esse pessoal, e vou ver outras opções em concorrentes.
Recomendados pelo LinkedIn
O objetivo desse artigo não é criticar a Volkswagem, mas sim pessoas que por ignorância, falta de treinamento, ou desleixo desonram a marca.
Participação: "Envie suas perguntas e comentários! Adoramos ouvir suas ideias e sugestões sobre como podemos melhorar nossa news!!
Confira a TV Humana, a WebTV dedicada a mostrar o "lado bom da humanidade". Como fundador, tenho o privilégio de colaborar com um grupo de amigos altamente talentosos e capacitado, criando conteúdo dinâmico focado em educação, entretenimento e cultura. Acesse www.tvhumana.com.br e confira meu programa semanal, "Papo na Cidade", onde converso com personalidades de diversos segmentos. Venha explorar conosco os aspectos mais positivos da vida!
💛 Gostou desta newsletter? Envie para os amigos com esse Link: Horizonte 21.
Configurações de comentários
Negociação | Sustentabilidade |Vendas Consultivas Vendas e Relacionamentos com Clientes
1 mFrancisco de Assis Garcia, a importancia do relacionamento dos nossos clientes. O markenting, anda mãos dados com vendas. Muito bom.
📈 |Planejamento Estratégico|Treinamento Equipes | Prospecção e Marketing |Liderança por Influência|Funil de Vendas| Inbound+Outbound Mkt|Dados |Power BI| Social Selling Linkedin|Acelerar vendas|Diferenciação| CRM |KPI
1 mCaro amigo Francisco de Assis Garcia , concordo plenamente contigo ! Eu que sempre explico aos meus clientes a importância de investir em Marketing , seja Inbound ou Outbound mas que tem que ter uma BASE para apoia-lo ! Recentemente fiz um trabalho no LinkedIn para uma empresária , conseguimos " supostos" 590 LEADS em 3 meses de LinkedIn mas a " empresária" não quis investir num SDR para continuar a NUTRICAO desses LEADS e com isso esfriaram e se perderam ! Mentalidade pobre de alguns ....