Dez gotas de limão na sua startup.
Após 240 startups e quase 1000 empreendedores passarem pelo programa Lemonade em cerca de 2 anos, resolvemos coletar 10 dicas especiais extraídas do conteúdo semanal que vão ajudar você a desenvolver sua ideia. Segue abaixo a primeira de dez dicas.
1 – Um time com bom poder de execução é metade do caminho.
A equipe é o ponto mais importante quando se avalia uma startup, e também é o ponto mais frágil. Grande parte das startups morrem na saída de sócios que que estavam desalinhados e na frustração da saída se propõem a destruir a empresa. É imprescindível entender bem o papel e as habilidades de cada componente da sociedade, alocar bem os talentos, escolher sua equipe na melhor formatação para o negócio e não com o maior número de amigos. Uma equipe com bom poder de execução é meio caminho para o sucesso.
“If You Want Innovation, You Have to Invest in People”
Mehran Mehregany, Harvard Business Review
Para evitar que a empresa vá pelo ralo, estabeleça com seus sócios um memorando de entendimento (1). Neste documento você deve estabelecer os mecanismos de saída e retirada de sócios nos primeiros anos de empresa de maneira a proteger a sobrevida da mesma. Um bom memorando de entendimento facilita e torna menos traumática a dissolução de uma sociedade. Faz com que sócios que não estejam alinhados com a empresa possam ser desligados facilmente, preservando sua startup de uma "morte na justiça".
(1)http://www.portaldoinvestidor.gov.br/menu/Investidor_Estrangeiro/acordos_multilaterais/O_que_Memorando_Entendimento.html
Próxima dica: