Dia da Mulher - 5 atitudes que o RH e as lideranças podem adotar para tornar a vida das mulheres mais leve
Equilibrar as responsabilidades da vida não é uma novidade para as mulheres, mas de fato, a pandemia aumentou o volume de pratinhos neste jogo de estabilidade emocional (Home Office imprevisível; educação dos filhos à distância, preocupações com a saúde da família, etc.).
Esse acúmulo de tarefas tem deixado muitas trabalhadoras esgotadas física e emocionalmente, e pode ter um impacto profundo na carreira.
De acordo com a matéria de Fevereiro / Março da revista Você RH, a consultoria McKinsey, em seu relatório Women in the Workplace 2020, afirma que a pandemia afetou as trabalhadoras de forma tão negativa que poderia atrasá-las em meia década em termos de desenvolvimento profissional. Além disso, muitas mulheres estão considerando tirar licença ou deixar o mercado por conta da covid-19.
Veja alguns motivos para essa decisão:
- Falta de flexibilidade;
- Sensação de que é preciso estar sempre disponível;
- Desconforto em compartilhar seus problemas pessoais com os chefes e colegas;
- Sentimento de incapacidade de ser si própria no trabalho;
Hoje é dia das Mulheres, e para presenteá-las trouxemos 5 atitudes que o RH e as lideranças podem adotar, a fim de tornar a vida delas mais leve na pandemia:
- Individualizar o tratamento (é preciso ter planos individualizados, afinal, estamos falando de pessoas com necessidades diferentes);
- Renegociar horários e entregas;
- Criar espaços para falar de questões pessoais;
- Acolher e integrar as famílias;
- Manter uma agenda flexível de reuniões;
Empresas como Cia Athletica; Youse e a Startup brasileira Olist, implementaram ações como essas e relatam resultados super positivos.
Quais cuidados sua empresa tem tido com as trabalhadoras? Conta pra gente!
#diadamulher #felizdiadamulher #mulherestrabalhadoras #reconhecimentofeminino #teambuilding #tealmbuildingbrasil