Dia Mundial da Gentileza
Hoje é o dia mundial da GENTILEZA! O movimento foi criado oficialmente em 2000 com a intenção de inspirar pessoas a criar um mundo mais gentil.
Você já parou para pensar sobre o poder da gentileza em sua empresa? O que isso traz de felicidade para os seus colaboradores /parceiros? O quanto isso impacta diretamente em sua produtividade x faturamento x lucratividade?
São pequenas ações que não requerem investimento financeiro e nem muito tempo. Requer sim, Vontade de fazer e Empatia. E essas ações “devem” começar por você gestor/empresário, afinal, a sua equipe será o reflexo de suas ações.
Palavras como: Bom dia, por favor, obrigada (o), me perdoe, são necessárias no dia a dia da empresa que se preocupa com gente, e isso fortifica ou ajuda a solidificar a Cultura de sua empresa. Parabenizar a equipe pelos bons resultados ou oferecer ajuda e apoio quando necessários fazem parte desse movimento de “gentileza”.
Acreditem, essas pequenas ações podem fazer com que os seus principais colaboradores escolham ficar ou sair da sua empresa, afinal, a escolha é “deles”. A grande pergunta é: hoje você está preparado para iniciar um novo processo de contratação (pensando em dinheiro, tempo e aprendizado necessário)?
Se a sua resposta for NÃO, então olhe para dentro de sua empresa e se pergunte: o que posso fazer para deixar o meu ambiente mais agradável e gentil?
Novamente, as ações “devem” começar por você. Ações como: feedbacks (construtivos, é claro!), impulsionar elogios sinceros, cobrar de forma justa/firme e respeitosa quando necessário, reconhecer os seus erros e estimular que seus colaboradores façam a mesma coisa são algumas práticas que com certeza lhe aproximará do seu time e promoverá um ambiente de trabalho agradável, gentil e também produtivo.
Poderia dar aqui várias dicas de ações simples e que trazem resultados (tanto para gentileza, como para resultados), mas uma questão é importante: você já parou para ouvir os seus colaboradores e quais são as suas sugestões? Muitas vezes tomamos um pensamento como verdade absoluta e os potencializamos, porém, quando ouvimos, percebemos que o cenário não é tão complexo como parecia ser.
Alguém uma vez me disse que “gentileza gera gentileza” e eu realmente acredito nisso e escrevendo essas linhas me deparei com uma frase que mexeu comigo profundamente: “ Palavras gentis podem ser curtas e fáceis de falar, mas seus ecos são verdadeiramente infinitos” (Madre Teresa de Calcutá).
E aí gestor /empresário, vale a pena investir na gentileza? Dia