Dicas diretas sobre recolocação (aprendidas na marra)
Na semana passada muitos ex-colegas perderam seus empregos devido a crise atual. Tenho visto as postagens, recebido cvs e gostaria de dar algumas dicas para tornar a busca da recolocação mais fácil.
1. Não coloque textos como "buscando recolocação" em sua descrição. Os selecionadores buscam palavras chaves para entrar em contato, então, tente ser o mais claro possível.
2. Revise seu CV e Linkedin e fuja dos modelos "comuns", fotos e cores chamativas (salvo que sejam questões relacionadas à sua carreira, como modelo ou designer). É preciso ser simples e trazer exemplos claros de coisas que você atingiu em suas experiências anteriores. Se possível, inclua indicadores e números pertinentes a sua área de forma resumida e que possam ser entendidos facilmente por qualquer pessoa.
3. Cultivar relacionamentos saudáveis é essencial. O Brasil é enorme, mas a verdade é que os círculos de cada área são restritos. Busque recomendações em seu linkedin e tenha o telefone de alguém que possa falar bem de seu trabalho sempre a mão.
4. Cuidado ao abordar recrutadores ou pessoas que você não conhece no Linkedin. O jeito mais efetivo é adicionar pessoas de interesse, mandar uma msg de agradecimento, gerar interação e depois abordar sobre oportunidades.
5. Falando em conteúdo, escrever no Linkedin, comentar posts, participar de discussões é o jeito mais efetivo de se tornar mais facilmente "encontrável".
6. Gere o máximo de entrevistas que puder, mas não "panflete" seu currículo. Você é um profissional, tem valor.
7. Cuide de sua saúde física e mental. Procurar emprego é desgastante, estar desempregado pode ser uma fase muito crítica e a verdade é que, por experiência própria, posso dizer que se deixarmos transparecer que estamos abalados, a chance de se apresentar bem, de fazer uma boa entrevista é mínima. Pode ser um emprego que pareça "perfeito" pra vc, pode ser uma vaga que você sabe que se encaixaria bem e arrasaria no resultado, mas se você não estiver bem pra mostrar isso, não vai dar certo.
7. Falando em dar certo, não encuque quando não der. A verdade é que existem milhares de possibilidades pra receber um não. Alguns selecionadores podem ser bastante indiretos, os motivos podem ser muito variáveis e, pessoalmente, já recebi um não pq, claramente, a gerente contratante não foi com a minha cara e usou termos como "vc parece séria" (claro, era um entrevista! eu precisava de emprego!), mas aqui a gente é "muito divertido", acho que não vai dar certo. OI?! Recebeu um não? Revise o que vc fez, pense o que poderia ser melhor e bola pra frente.
8. Lembre-se, ser chamado pra entrevista já significa que você faz sentido pra vaga. Esse é o momento de mostrar porque vc é o melhor pra essa vaga. É uma competição, das mais acirradas, portanto, não tenha medo de ser claro sobre seus pontos fortes e, por favor, por favor, seja honesto com seus pontos a desenvolver ou com situações que não funcionam pra você. Não aceite uma vaga no período noturno se você sabe que não aguenta, não diga que fala inglês fluente pra travar na entrevista. Seja realista e mostre interesse em melhorar.
Fico a disposição para ajudar com CV, Linkedin e com dicas de entrevista e espero assim poder amenizar um pouco este momento tão difícil na vida de profissionais de valor. E lembre-se: isso vai passar.
Social Media
4 aÓtimas dicas 😉
IT SAP Management | Project management | OTC Leadership | Helping customers with SAP solutions | Improving users lives since 2000 #tech #innovation #humanizedmanagement
4 aÓtimo texto Mari!!! Concordo em tudo!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Analista de Planejamento Junior | Steck Indústria Elétrica
4 aExcelente dicas, parabéns!!
Operações Aeroportuárias / Aeroportos / Instrução Interna / Treinamento
4 aSempre brilhante e enriquecedora. Parabéns pelas dicas Mariana.