Dinheiro ou Impacto? O que você espera em troca do tempo e energia dedicados ao seu trabalho? #24
O que o trabalho significa para você? O que você espera em troca de todo o tempo e energia dedicados ao que você faz profissionalmente? Já parou para pensar nisso?
O piloto automático no qual entramos muitas vezes nos tira a possibilidade de entender o porquê fazemos o que fazemos.
Decidimos por uma profissão e mais a frente nem sabemos responder o porquê desta escolha. Pode ter sido influência familiar ou porque era o curso da moda na época ou simplesmente por eliminação daquilo que definitivamente não queríamos fazer.
Para entender melhor, recentemente fiz uma enquete com as perguntas iniciais deste artigo e tive o seguinte resultado:
As opções desta enquete foram inspiradas após me deparar com uma visão interessante de Bill Burnett e Dave Evans escrita em “Design Your Work Life”, meu atual livro de cabeceira. Aqui, compartilharei essa visão assim como minhas percepções sobre o tema.
Maker Mix - faça suas escolhas de acordo com seus objetivos e momento de vida
Existem 3 formas básicas que você pode usar para medir o que produz através de seu trabalho:
É o chamado Maker Mix. Você produz e recebe algo em troca. Funciona como um mix ou uma mistura da “intensidade do volume de energia e tempo dedicados para receber algo em troca” pelo seu trabalho, que pode ser maior ou menor dependendo dos seus objetivos ou do seu momento de vida.
Imagine um equalizador de som no qual você pode mexer nos controles para cima (aumentando) ou para baixo (diminuindo) de forma a ajustar o "volume" que deseja. A imagem abaixo irá ilustrar essa metáfora:
Me questionaram se nesta enquete não haveria a alternativa de optar pelas 3 opções, ou seja, quero receber DINHEIRO em troca pelo meu trabalho, gerando IMPACTO e conseguindo me EXPRESSAR e dar vazão a minha criatividade.
É claro que você pode ter as três, mas cabe a você decidir o quanto quer de cada uma. E neste exercício não inclui a opção de TODAS AS RESPOSTAS ACIMA para entender em qual delas você está dando mais peso neste momento de sua carreira.
Nosso entorno também influencia o peso de cada uma dessas opções. Na economia de mercado, quanto mais dinheiro você recebe, mais sucesso você tem. Na economia criativa, quanto mais criatividade você tem, mais valor você gera. Na economia de impacto, quanto maior o impacto positivo para a sociedade, mais reconhecimento você recebe.
Momento início de Carreira
Em geral, no início de suas carreiras, os profissionais buscam formar um patrimônio e para isso investem seu tempo e energia para ganhar dinheiro. Desta forma, o “botão de volume” no Maker Mix para este tipo de retorno sobre seu investimento de tempo no trabalho tende a estar em um nível mais alto que os demais.
Na minha opinião, DINHEIRO nunca deveria ser um desejo, uma busca incessante e fora de controle, uma finalidade em si, mas sim um caminho para obter aquilo que ele pode proporcionar, como por exemplo, segurança, liberdade, qualidade de vida, etc. Tampouco o dinheiro deveria ser uma necessidade. Sua falta nos torna reféns das escolhas alheias.
Deixo aqui o link para um texto que já escrevi sobre dinheiro e expectativas de sucesso para você refletir mais profundamente sobre o tema. Clique aqui.
Recomendados pelo LinkedIn
Momento de transição de carreira
Sabe quando você está em uma empresa reconhecida no mercado, com uma excelente remuneração, mas não está feliz? Essa dor de não pertencimento acontece por que você pode estar recebendo em troca DINHEIRO quando na verdade o seu “botão de volume” do IMPACTO e/ou de EXPRESSÃO está pedindo para ser aumentado.
Sua infelicidade muitas vezes vem da vontade de trabalhar em alguma empresa que faça a diferença, ou começar um trabalho voluntário complementar a sua função atual.
Pode ser que seu lado empreendedor esteja aflorando e você queira fazer a diferença através de uma ideia que tem há bastante tempo e sinta que está na hora de abrir o seu próprio negócio.
Talvez você queira começar a se expressar de outras formas, aprendendo a tocar um instrumento, cantar ou pintar.
Pode também querer começar a praticar um esporte novo e movimentar seu corpo de uma forma diferente do que fez até hoje.
Não importa. O importante é você começar a mexer nos botões e deixar sua vida mais coerente.
Para reflexão
Acredito que tudo que fazemos tem impacto para nós e também para os outros. Mesmo em nossas escolhas mais individuais.
Se escolho com quem casar, a escolha é minha, mas esta pessoa - querendo ou não - irá influenciar na educação dos filhos e na relação com a família. O mesmo vale para a escolha do trabalho. Tenho possibilidade de ascensão? Estou gerando o impacto que gostaria? Será que terei que mudar de cidade? Estarei mais ou menos disponível para meus filhos? A remuneração permitirá manter o estilo de vida que temos? Tudo precisa ser levado em consideração e você é o responsável por ajustar o seu equalizador de som: o SEU Maker Mix.
Minha decisão de dar um salto para fora do mundo corporativo aconteceu pois precisava aumentar o volume do IMPACTO que minha maior presença e tempo de qualidade teriam na vida do meu filho. E esse volume aumentou ainda mais com a escolha de impactar a vida das pessoas com o trabalho de Consultoria de Carreira e Pós-Carreira.
Da mesma forma, aumentei o volume da EXPRESSÃO me permitindo “colocar para fora” todos os meus pensamentos e experiências através da escrita presente nesta newsletter e no livro que acabei de escrever (vocês saberão mais em breve!). Hoje, posso dizer que meu Maker Mix no Pós-Carreira que vivo pode ser ilustrado assim:
Para você, deixo aqui algumas perguntas de reflexão:
E para seu momento pós-carreira - aquele novo ciclo que virá quando você sair da vida executiva mas ainda se mantendo produtivo - como quer o seu Maker Mix? Você está se preparando para isso?
Caso queira se preparar para este momento, será um prazer conversar com você sobre como posso te apoiar.
Flavia Perez é sócia da Unblur Consultoria e atua na Gestão de Carreira, Desenvolvimento de Lideranças e na preparação para o Pós-Carreira.
C-Level | Diretor Executivo | Gerente Geral | Gerente de País | Diretor Unidade de Negócios | Conselheiro de Administração | Gestão de Negócios | Planejamento Estratégico | Marca | Finanças | Liderança | Cultura
1 mParabéns pelo texto Flavia Perez! Uma abordagem muito interessante e atual para o tema! Acredito muito no balanceamento dos pontos, que varia de acordo com o momento de vida e carreira, Além disso, o formato equalizador, ilustrou bem demais a análise!
Conselheiro Consultivo | CEO | Diretor Geral BRSports
1 mFlávia , muito interessante o texto , agora ficou bem ilustrado a pesquisa prévia , muito bom !