Diversidade: menos comunicação e mais ação!

Diversidade: menos comunicação e mais ação!

Antes de entrar no cerne da questão, gostaria de ilustrar um caso cotidiano: Aquela pessoa que diz que te ama, mas vive dando mancada.

Não importa as palavras dele(a), ou melhor dizendo, no começo pode até ser que você se deixe levar, mas com o tempo a discrepância entre o discurso e a ação vai deixar claro do que realmente se trata, certo?

Somos o que fazemos e
não o que falamos.

Com esse exemplo em mente, vamos ao caso da diversidade:

A diversidade nunca esteve tão em alta (ótima notícia!!). Entretanto, em certas ocasiões, me parece que a bandeira em questão está forte no discurso, mas ainda carece de ações pra valer.

Gosto muito quando vejo ações no mês de junho conscientizando sobre o tema, tratando-o com seriedade, de maneira inclusiva e alegre, mas confesso que quando se limita a isso sigo com um sentimento de vazio.

Não nego que isso já é um grande passo para alguns locais que até pouco tempo atrás zombavam do tema.  O ponto é: devemos nos contentar com apenas isso?

Pergunto: O evento realmente está trazendo mais diversidade para a companhia? Colaboradores LGBTs podem se expressar livremente sem o temor de sofrerem algum tipo de retaliação? Existem mais mulheres e negros em cargos de liderança? A empresa está contratando pessoas Trans?

Por se tratar de um assunto relativamente novo (nem tanto, né?) e com tanta informação (e desinformação também), é muito importante que as empresas procurem profissionais qualificados para auxiliar no embasamento das ações. 

No caso da diversidade, por exemplo, temos a +Diversidade, uma das maiores consultoroas de diversidade no país e que auxilia as empresas que realmente querem tratar o assunto com seriedade a emplacar ações que visem a diversidade na prática.

Por isso, fica o questionamento: estamos falando de diversidade, mas será que estamos vivendo a diversidade no dia a dia?

Gostaria de concluir o assunto com um aprendizado que a prática me trouxe:

Muitas vezes queremos comunicar o melhor dos mundos, aquele plano que no papel é perfeito, mas que corre o risco de nunca ser posto em prática. 

Justamentepor isso, a área de comunicação deve, prioritariamente, focar na realização de ações. Assim, a comunicação acontecerá naturalmente e com máxima eficácia.

Que orgulho desse rapaz! Arrasou, Paulo! Que o caminho para a diversidade seja leve, alegre e natural como deve ser! É isso que precisamos! Beijos 😘

Bruna Húngaro

Gestão de Projetos| Jornada do Colaborador| Gestão de Pessoas| PMO| Mindset Ágil| Inovação| Aprendizagem

4 a

Sigo a Andrea Schwarz da iigual, acho bem legal!

Thiago Teleger

Assessor de investimentos Pleno | Banker | Alta Renda | Relacionamento PF/PJ

4 a

Fala-se muito hoje sobre diversidade, aliás virou moda falar sobre este assunto, na prática me parece tudo conversa fiada, porque antes aplicar a diversidade como se fala tanto, precisa-se ter algo inicial que se chama "empatia".

Paulo Campedelli

Fullstack Developer | Mobile & Web Development | Data Analytics | 10+ Years in HR

4 a

Esqueci de mencionar no texto: a empresa que eu cito, a Mais Diversidade, é do Ricardo Sales, uma referência (talvez a maior do país, ao meu ver) quando o assunto é diversidade. Vale muito a pena segui-lo pra poder acompanhar o tema.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos