DO PROPÓSITO A AÇÃO: use a IA para planejar seu desenvolvimento pessoal

DO PROPÓSITO A AÇÃO: use a IA para planejar seu desenvolvimento pessoal

Board Academy Br Boardclub Varnei Campos


Nos dois artigos anteriores discutimos sobre os propósitos e valores. Hoje vamos ver como eles podem ser utilizados no planejamento pessoal e de carreira. Para se alcançar um determinado objetivo é preciso saber pelo menos duas coisas: onde você está e onde quer chegar. A partir dessas duas referências, será possível traçar o caminho a ser percorrido, verificando-se o esforço e tempo necessários. Este é o princípio do planejamento: organizar recursos e ações para alcançar objetivos definidos de forma efetiva e com o menor risco possível.

No mundo corporativo, o planejamento estratégico alinha a missão e valores da empresa aos seus objetivos e metas, garantindo a coerência e sustentabilidade das decisões. No âmbito pessoal, não é diferente. Ele permite que você defina estratégias para alcançar suas aspirações por meio de ações orientadas por seu propósito e seus valores.

O planejamento estratégico pessoal envolve refletir sobre o momento atual, definir o futuro desejado e traçar um plano para alcançá-lo, levando em conta os recursos e desafios do caminho.

COMEÇANDO PELO COMEÇO

Assim como as empresas utilizam o planejamento estratégico para se posicionarem no mercado e garantirem competitividade, você pode usar essa abordagem para moldar sua vida e sua carreira de maneira mais intencional. Para uma empresa, a análise do ambiente competitivo e a definição de metas de mercado são cruciais. No contexto pessoal, o foco está no autoconhecimento, na identificação de propósitos e valores e na construção de objetivos alinhados com eles. O planejamento pessoal possui cinco princípios:

  1. autoconhecimento;
  2. propósito e valores;
  3. objetivos claros e mensuráveis;
  4. análise do cenário atual;
  5. revisão e ajustes.

No mundo corporativo, geralmente os objetivos vêm antes da análise do cenário atual. No entanto, em âmbito pessoal, os recursos disponíveis podem limitar de forma mais significativa a definição de objetivos. Por isso, vamos inverter esta ordem, abordando primeiro a análise do cenário atual por meio da matriz SWOT.

QUEM SOU EU E ONDE ESTOU?

A análise SWOT é uma ferramenta que ajuda a identificar as suas forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats). No contexto de planejamento pessoal e desenvolvimento de carreira, ela fornece uma visão clara das capacidades internas (forças e fraquezas) e do ambiente externo (oportunidades e ameaças), auxiliando no autoconhecimento, definição de objetivos e metas e tomada de decisões.

Veja uma breve descrição de cada ponto:

  • forças - liste as habilidades, características e recursos que te destacam, como criatividade, resiliência, experiência e rede de contatos;
  • fraquezas - identifique hábitos, comportamentos ou competências que precisam ser aprimorados, como procrastinação, dificuldade em delegar tarefas ou trabalhar em equipe;
  • oportunidades - analise o ambiente ao seu redor e identifique tendências ou situações podem te beneficiar, como cursos gratuitos, crescimento da sua área de atuação e novas tecnologias;
  • ameaças - reconheça os fatores externos que podem dificultar sua jornada, como situação da empresa, mudanças econômicas, competição interna e troca de liderança.


A realização da análise SWOT exige autoconhecimento e honestidade. Você também pode utilizar o feedback 360º para criar “referencial externo” confiável para sua análise. Caso tenha pouca experiência com esse processo, a inteligência artificial (IA) pode ser uma grande aliada, facilitando a reflexão de forma estruturada. Veja o exemplo a seguir.

Prompt: “Preciso de seua ajuda para realizar o meu SWOT pessoal. Faça pelo menos cinco perguntas, uma de cada vez, que me ajudem a identificar as minhas forças. Quando as ideias começarem a se repetir, interrompa as perguntas e liste as forças identificadas. Em seguida, repita o processo para minhas fraquezas, oportunidades e ameaças, uma de cada vez”.

Agora que você aprofundou o seu autoconhecimento e conseguiu definir melhor o seu cenário atual, chegou a hora de definir o seu destino.

PARA ONDE OU VOU?

No planejamento estratégico, o objetivo define, em termos amplos, o que você quer alcançar e as metas detalham as etapas a serem cumpridas para que o objetivo seja alcançado. Por exemplo, para “aumentar minha qualificação profissional” preciso:

  • “concluir um curso on-line sobre gestão de projetos em até seis meses”;
  • “reservar 2 horas semanais para estudos”; e
  • “aplicar novos conhecimentos em um projeto no trabalho nos próximos três meses”.

 

Uma boa ferramenta para ajudar a definir metas é o acrônimo SMART:

  • Specific (específica) - seja claro sobre o que deseja alcançar;
  • Measurable (mensurável) - defina métricas para acompanhar seu progresso;
  • Attainable (atingível) - avalie se ela é realista de acordo com seus recursos;
  • Relevant (relevante) - ela deve ser coerente com seu propósito e seus valores;
  • Time-bound (tempo definido) - estabeleça prazos para as ações.

 

A IA pode ajudar a definir seus objetivos, a partir da sua análise SWOT, ou suas metas, a partir dos seus objetivos.

Prompt: “Com base na minha análise SWOT, me faça perguntas, uma de cada vez, para ajudar a definir três objetivos de curto prazo (até 6 meses); três objetivos de médio prazo (de 1 a 3 anos) e três objetivos de longo prazo (4 a 5 anos)” .
Prompt: “Para cada um dos meus objetivos, sugira três metas, sguindo a técnica SMART”.

A integração entre propósito, valores, análise SWOT, objetivos e metas (SMART) deve resultar em um plano de ação coeso e estratégico, que deve orientar suas ações para o crescimento pessoal e profissional.

Mas, ainda falta a última etapa do planejamento estratégico: revisão e ajustes.

ESTOU NO CAMINHO CERTO?

Planejar é um ato contínuo. Assim como os cenários mudam ao longo do tempo, é necessário revisar e ajustar constantemente as metas e estratégias traçadas. A rigidez pode ser inimiga do progresso; por isso, o planejamento deve ser flexível, permitindo que você se adapte às novas circunstâncias sem perder de vista seus objetivos e valores.

Para assegurar que está no caminho certo, ferramentas como o PDCA são essenciais. Elas garantem não apenas a execução eficiente do plano, mas também a avaliação de resultados e a implementação de melhorias. O PDCA segue estas etapas:

  • Plan (planejar) - identifique o problema e defina objetivos e estratégias superá-lo;
  • Do (executar) - coloque em prática o que foi planejado;
  • Check (checar) – acompanhe seu progresso, analise os indicadores e prazos e identifique os desvios; e
  • Act (agir) – ajuste as ações e estratégias para corrigir as falhas e otimizar os resultados.


Essa dinâmica permite um ciclo contínuo de evolução e aprendizado, garantindo que o planejamento pessoal permaneça relevante e eficaz. O agir cria um novo plano, que será executado, conferido e pode gerar uma nova ação.

Você pode utilizar a IA para ajudar a acompanhar a execução do seu planejamento pessoal. Copie e cole um dos seus objetivos e as respectivas metas no campo de comando da IA e depois escreva o prompt a seguir: 

Prompt: “Por favor, me ajude a avaliar a execução do objetivos e metas descritas com base no PDCA. Me faça perguntas, uma a uma para avaliar a execução do plano, e, ao final sugira ajustes, se necessário”.

FECHANDO O CICLO

Este artigo encerra uma trilha essencial para o desenvolvimento pessoal. Ao longo dessa jornada, você explorou elementos fundamentais, como propósito e valores, que são a base para decisões coerentes e significativas. Aprofundou seu autoconhecimento com a análise SWOT, identificando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, e avançou para a definição de objetivos claros e metas práticas com a técnica SMART. Por fim, compreendeu a importância de revisar e ajustar continuamente o planejamento por meio do ciclo PDCA, garantindo que suas ações se mantenham conectadas às suas aspirações.

Você também viu como a inteligência artificial pode ser sua aliada estratégica em todas essas etapas. Desde a autorreflexão inicial até o acompanhamento e ajustes das metas, a IA potencializa seus esforços, facilitando sua tomada de decisão. Imagine o impacto de ter um assistente incansável ao seu lado em sua jornada de evolução!

Lembre-se: planejar é um ato contínuo, um ciclo de aprendizado e evolução. Suas circunstâncias podem mudar, mas, com flexibilidade e disciplina, você estará preparado para ajustar sua rota sem perder de vista o destino final. Cada etapa que você implementa é um passo em direção à sua melhor versão.

Agora, é hora de focar no ativo mais valioso que todos possuímos: o tempo. No próximo artigo, discutiremos como gerenciá-lo de forma estratégica para maximizar sua produtividade e qualidade de vida.

Até lá, pratique o que aprendeu, explore as ferramentas sugeridas e confie no poder do planejamento alinhado ao seu propósito e valores. Compartilhe suas reflexões nos comentários. Sua jornada de transformação começa agora!

Anuar S Mattar

Mentoria / Consultoria / Diagnóstico Empresarial / Decisões Sistêmicas / Análise e Estruturação de Negócios / Estratégia Competitiva.

2 sem

Excelente abordagem Toledo!

Antonio Toledo Jr.

Professor | Pesquisador | Consultor | Mentor | Conselheiro Consultivo | Board Academy

2 sem

Pessoal, muito obrigado. Sempre à disposição e sempre feliz em ajudar!

Muito bom, parabéns!

Rogério Prado

Diretor de Extensão e Assuntos Comunitários | Coordenador do Núcleo de Acompanhamento e Integração de Egressos UNIFENAS.

2 sem

Excelente Prof. Antonio Toledo Jr. Aplicando aqui....

Roberto Aragao

Board Academy BR Member| DPO |Manager|Especialist Engineer

2 sem

Excelente Antonio Toledo Jr. vou testar e darei um feedback forte abraço.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos