Eleições: por que precisamos de líderes

Eleições: por que precisamos de líderes

Estamos muito próximos à data na qual deveremos eleger prefeitos e vereadores. Eu penso que essas são as eleições mais importantes, pois afinal vivemos nas cidades.

Muitas vezes o cenário dos candidatos apresenta-se um tanto desanimador. Olhamos os nomes dos candidatos a prefeito e  nos perguntamos: qual será o menos pior? Já em relação aos vereadores, a escolha é mais viável, mas talvez seja o nosso desafio consultar o Google e procurar saber quem é o candidato em quem estamos pretendendo votar? O que ele já fez? Se tem currículo ou folha corrida.

Lembrem-se que cabe aos vereadores fazer e votar as leis municipais, o orçamento e o plano diretor da cidade e ainda, fiscalizar as ações e aprovar as contas do prefeito – o que convenhamos, não é pouco, mas muito importante.

Prefeito e vereadores deveriam ser líderes em suas comunidades. Vale dizer deveriam ajudar suas comunidades e agir para melhorar. Noutro dia vi em jornal de grande circulação em São Paulo que as emendas de vereadores da cidade destinaram muito mais dinheiro para campos de futebol de clubes de várzea do que para a saúde.

Claro que forçando o raciocínio eu posso dizer que futebol é esporte e que quem pratica esporte tem mais saúde. Porém, o que se pode concluir é que pessoas que exercem liderança comunitária conseguem se destacar mais quando tratam de um time de futebol do que quando cuidam da saúde.

Precisamos de líderes que ajudem a aumentar o nível de consciência sobre o que é importante, que valorizem a educação, a escola e o professor, mas principalmente os alunos. Líderes que se importem com o atendimento para a saúde da população.

Acabamos de ver a publicação dos resultados sobre a educação que evidencia que entre 139 países avaliados o Brasil é o número 133 em matemática e ciências aplicadas, isto é, somos o sétimo pior. Uma catástrofe que nos condena à baixa produtividade no trabalho e na vida.

Nas empresas em que atuamos, todos nós procuramos escolher bem os nossos candidatos para emprego, também procuramos escolher os líderes entre as pessoas mais bem preparadas; e ainda mais procuramos preparar as pessoas por meio de treinamentos, estágios, job rotation etc..

Nas eleições, todavia, vemos muitas vezes figuras sem o menor preparo serem eleitas. Depois pagamos o preço das nossas escolhas. Por tudo isso precisamos exercer nossa liderança e usar o voto com o melhor discernimento que pudermos.   

Ely Moraes Bisso, Sócio e Diretor da DorseyRocha Consulting

Joao Barboza

Consultor e Gestor de Relações Sindicais | Trabalhistas

8 a

De fato, não temos mais grandes líderes e tampouco ídolos no cenário político nacional.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Ely Bisso

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos