Em que os decisores de marketing ainda falham?

Em que os decisores de marketing ainda falham?

Em mais uma longa noite de estudos sobre o Marketing, me deparei com um artigo publicado em 1981 (antes do meu nascimento) no Journal of Marketing que concluía o que concluímos também hoje.

Todas estas tendências - o ritmo acelerado da inovação, da trasnformação digital, da diversidade, da complexidade do novo consumidor - criam constantemente novos desafios no Marketing.

E os gestores encontram extrema dificuldade de acompanhar todas essas mudanças. Mesmo algumas das empresas que sempre apresentaram alto grau de excelência encontram dificuldades de adaptação com as mudanças do mercado.

Ao conversar com alguns executivos de empresas ouvimos, na maioria das vezes, que os gerentes de marketing "não são inovadores e empreendedores no raciocínio e capacidade de tomada de decisões". Mas o que isso significa? O que eles querem dizer?

De que modo os gerentes de marketing ainda falham? Destaco aqui alguns pontos:

  • Não oferecendo estímulos e orientações adequadas para a pesquisa e desenvolvimeno (P&D) e desenvolvimento e melhoria de produtos e serviços;
  • Não desenvolvendo ou explorando mercados para os novos produtos e serviços;
  • Não definindo novas metodologias para promover produtos, usando comunicação integrada (360º) e publicidade;
  • Não assumindo riscos na defesa de ideias e de projetos;
  • Não acompanham as demais áreas da empresa e se limitam ao departamento de marketing;
  • Não aperfeiçoam e nem modificam a forma como trabalham para posicionar os seus produtos.

Quando desenvolvo um trabalho de consultoria ajudamos as empresas e os decisores a abordarem com muito carinho estes pontos. Examinamos os pontos fortes, expectativas e objetivos da empresa. E isso possibilita comparar os objetivos com as atitudes, percepções e tendências do mercado.

O meu enfoque está no entendimento e mapeamento do mercado, no acompanhamento e associações que criamos. Ao mesmo tempo, induzo as empresas a pensarem no marketing como um processo educativo, para que consigam com o tempo, encontrar formas sustentáveis de se relacionar com seus clientes.

Em termos gerais, os gestores precisam renovar e mudar o pensamento em relação ao Marketing e precisam:

  • Ser criativos, inteligentes, agressivos com o mercado e totalmente abertos à mudanças, sem se limitarem apenas aos velhos estilos.
  • Adquirir senso qualitativo sobre o mercado e sobre a atuação da sua empresa nele.
  • Estar dispostos a assumir riscos e a reduzir seus prejuízos casos os planos não corram bem.
  • Manter contato com seus clientes e desenvolver um conhecimento intuitivo de mercado;

Em resumo, decisores de marketing precisam estar dispostos a modificar todos os planos a medida que o mercado também muda. Empresas, tecnologias e pessoas estão em precesso de transformação contínuo. Desta mesma forma, o marketing e suas estratégias também precisam se modificar. Será um experimento contínuo e incerto, que precisa ser gerenciado e controlado, gerenciado e controlado... sempre.

Jessiane Cunha

Processos | Customer Success | Aceleração | CRM

7 m

Karen, obrigada por compartilhar .. 🙂

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos