Empatia.
Quem me conhece sabe que eu gosto bastante do Linkedin e acredito que muitas oportunidades profissionais acontecem nesta rede social/profissional.
Ultimamente tem se discutido muito sobre o tema empatia. Na maioria das vezes a discussão culmina na falta de empatia do RH ou do gestor que não contratou algum candidato e não teve empatia ao escolher outro.
Claro que entendo, reajo da mesma forma quando levo um “fora” na seleção ou não recebo feedbacks, até aí tudo normal. O problema é meu e eu jogo a culpa em quem eu quiser. Ok?!
Mas vamos analisar um pouco mais a fundo a “falta” de empatia nas seleções.
Vamos concordar que o mesmo gestor tem empatia de sobra para o candidato escolhido e nenhuma empatia para o candidato aprovado?
O mesmo RH que não foi assertivo em um feedback, com certeza foi muito assertivo em outro.
Vamos assumir que todos são seres humanos e podem ter dias ruins?
Hoje levei um fora em uma seleção, até agora pouco não sabia se tinha sido uma automação que havia me respondido, entretanto foi bem explicado o porquê naquele momento eu não era a melhor opção (posso não concordar), mas houve uma explicação coerente. Parabéns a Joanna S. Rocha, profissionalismo show!
Como eu sei quem é a Joanna? Ao me candidatar a uma vaga, normalmente eu busco informações sobre a oportunidade, então quando a Joanna me deu o fora, resolvi agradecer pela transparência já na triagem.
O recado aqui é corra atrás se você realmente quer, se interesse! Faça por merecer a oportunidade. Muitos são tão bons quanto você, outros melhores, você precisa um diferencial.
Meu CV é básico e coerente, meu perfil no LinkedIn é adequado ás minhas aspirações profissionais. Uso a rede, faço artigos, posts, divulgo vagas e interajo com pessoas.
Sei que daqui a pouco vai aparecer alguma boa oportunidade e tenho a certeza que estarei pronto.
Procurar trabalho, dá trabalho, mas faça o seu melhor sempre.
“A amizade surge de uma empatia, mas sobrevive de reciprocidade”. (Ataíde Lemos)
#datrabalho #procurartrabalhodatrabalho #emprego #empredorismo #quarentena #recolocacaoprofissional #oportunidades #isolamento #isolamentosocial