Empreendedor, uma questão de atitude
Pode ser ainda no ambiente escolar; ou quando você começa a dar os primeiros passos na carreira profissional. Quem sabe quando adulto no momento em que decide ousar e criar um negócio; talvez surja ainda como uma maneira de encarar com outros olhos a vida em uma idade já madura, período em que encontrar um emprego é algo bem difícil em nosso país.
Mais do que uma moda ou uma tendência criticada por quem normalmente não teve a coragem de sair da inércia, o empreendedorismo tem raízes fortes na cultura brasileira, mesmo quando ainda não tinha esse nome. O brasileiro tem naturalmente essa verve de ousadia para transformar boas ideias em negócios.
Por sinal, quando eu e meus sócios criamos a nossa agência AD2M Comunicação, em meados dos anos 1990, confesso que essa expressão não fazia parte do meu repertório. Cheguei lá em casa dizendo que “ia abrir uma empresa de comunicação!” Isso para um certo desespero dos meus pais, que nunca viram em mim alguém com capacidade para gerir algo, uma vez que na cabeça deles eu deveria ter uma carreira em uma empresa, fazer um concurso público, coisas do tipo.
Foram anos penosos no começo, por uma absoluta falta de base sobre gestão, visão administrativa ou de negócios. Mas já se foram mais de duas décadas e, ao longo desse tempo, viemos tentando superar essa deficiência meio que na marra, mas contando hoje em dia também com bons exemplos que temos visto, especialmente em duas das principais entidades nacionais que trabalham com o tema.
Em novembro do ano passado, tive a oportunidade de acompanhar a convite do Sebrae o lançamento da Semana Global de Empreendedorismo em Brasília (DF) e tomei conhecimento de diversos projetos bem sucedidos, alguns já em plena atuação no mercado, outros fruto de mentes ainda nos bancos escolares ou das universidades. Tudo muito inspirador, cada iniciativa com sua particularidade.
Entidade que tem a educação empreendedora no seu DNA, o Sebrae lançou recentemente mais uma edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, cujas inscrições vão até 26 de abril, em quatro categorias: ensino fundamental, médio, técnico e superior, com projetos que sirvam como referência para outros profissionais de educação ou instituições de ensino. Os trabalhos são avaliados por profissionais de mercado e técnicos do Sebrae e os melhores ganham premiação, convite para participar de uma missão técnica nacional e a oportunidade de apresentar o projeto em um evento de visibilidade nacional. Como foi o caso de alguns que eu conheci.
O Programa Educação Empreendedora do Sebrae existe desde 2013 e já atendeu, segundo a entidade, mais de quatro milhões de estudantes, e capacitou mais de 165 mil professores.
Já com a Endeavor Brasil, minha relação começou com uma profunda admiração pela maneira dinâmica e profissional com a qual a entidade estimula o ecossistema de negócios e empreendedorismo no país, especialmente a maneira como eles dão visibilidade a exemplos positivos de pessoas que conquistaram – aliás, conquistam diariamente – o sucesso baseado em dedicação e no compartilhamento de conhecimento prático. Sugiro a quem ainda não assistiu a alguma apresentação do Day1 que entre no site da entidade, beba nas fontes de brasileiros vencedores e leve os exemplos para as suas vidas.
Hoje acompanho a Endeavor como parceiro de Comunicação, o que me fez admirar ainda mais o trabalho deles, a fazer os cursos, acompanhar os conteúdos, conhecer pessoas e, o que é melhor, ver como programas como o Scale Up ajudam os empreendedores a identificar as problemáticas do seu negócio e trabalhar sob elas por meio de mentorias e trocas de experiência.
Além de aqui em Fortaleza, o Scale Up conta com turmas selecionadas também em Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, com um total de 100 negócios com alto potencial de crescimento participando das mentorias.
Em 2019, pela primeira vez, o programa terá duas edições ao longo do ano, buscando empresas de todos os setores com crescimento contínuo e acelerado e modelo de negócios escalável e inovador. Quem se interessar, as inscrições para a segunda turma de 2019 podem ser realizadas nesse link.
Seja em adolescentes em idade escolar ou jovens adultos dentro de universidades, seja em pessoas em seus primeiros negócios ou empreendedores experientes que resolveram mudar e fazer algo novo, duas coisas sempre me chamam a atenção quando me deparo com essas iniciativas. Uma é o elevado grau de ousadia e de atitude para agir, para sair do discurso e ir para a prática. O outro é um brilho nos olhos que casa muito com uma certeza interior de que aquilo vai dar certo. Quando isso se une a um apoio técnico de quem entende, ou ao suporte de quem já passou por isso e pode lhe ensinar ou ajudar, difícil o resultado não ser bem sucedido.
#ceará #apsvadvogados #windsforfuture #kitefortheocean #HubCumbuco #oceandecade #lawofseas
5 aParabéns Mauro Costa. Sou fã da sua jornada responsável, leve e competente.
MBA em Gestão e Assessoria de Comunicação | Universidade de Fortaleza - UNIFOR
5 aSucesso amigo!!!