EMPREENDEDORAS X POR QUE AINDA NÃO COMEÇOU A LIMPAR O LAGO?
Vivemos em um país que tem uma das taxas mais atrasadas na educação sob a ótica do ensino básico.
A Unesco, braço de educação e cultura da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgou em Nova
Iorque a edição 2011 do The Education for All – Educação para Todos (EFA) / Global Monitoring Report (GMR).
Em um ranking com 127 países que mede o desempenho na educação, o Brasil ficou na 88ª posição. (Dados de 2017).
Temos deficiências em matérias básicas, como: português e matemática. Não temos acesso à educação financeira, ao Espanhol, língua que estreitaria e muito nossa interação com o restante dos países latino americanos, e por que haveríamos de ter acesso ao ensino “Empreendedor” não é mesmo?
Porém em 2019 não importando aqui os motivos políticos, temos 13 milhões de brasileiros em busca de emprego ou algo que gere renda para si e sua família. É como se todas as população de São Paulo que é de 12 milhões e cem mil pessoas, estivessem sem ocupação.
O empreendedorismo entra na contramão desses dados e nos mostra que sim! É possível dar outra resposta ao mercado e transformar
desalento, desemprego, informalidade e desocupação em um negócio de valor para si e para seu entorno.
O que acontece é que como não fomos preparados para enxergar o empreendedorismo como opção de desenvolvimento pessoal e profissional. Muitas vezes a opção de empreender passa pela consequência de uma mudança não desejada, como a perda do emprego, falência da empresa, aposentadoria e necessidade de complemento de renda, entre outras. Infelizmente muitos
empreendedores nascem da necessidade de sobrevivência.
Só depois de iniciar o negócio é que vai entendendo que tem habilidades e talento para iniciar a jornada empreendedora e passar de empregado à empregador.
Em “atitude Empreendedora descubra com Alice o seu país das Maravilhas” – Mara Sampaio descreve muito bem esse movimento quando cita: a maior parte dos movimentos que resultam na perda do emprego é anunciada antes que a situação se torne irreversível. Desse modo, a pergunta nesse caso, é: por que não houve qualquer tipo de antecipação por parte do interessado? Será que é preciso esperar que a tragédia anunciada se confirme para se tomar uma iniciativa?
Eu respondo. Até porque há um ano, estava passando exatamente por isso. Em situações onde nos vemos acuados, com medo, sem saber aonde ir. Simplesmente paralisamos ficamos imóveis. É como se estivéssemos em um mar de arreia movediça, e quanto mais nos mexemos, mais afundamos. É necessário um movimento muito honesto de autoconhecimento.
Por isso, falo tanto sobre olhar para dentro, e usar isso como ferramenta primordial para iniciar um negócio. Se eu não sei quem sou, o que gosto, e o que faço de melhor. Como posso querer oferecer um produto ou serviço ao outro e ainda agregar valor sobre?
Você conhece as folhas de Nenúfar?
São aquelas folhas lindas que crescem sobre a água. Elas beneficiarem o ambiente como um filtro natural e proporcionam sombra, abrigo e alimento para seres vivos.
Porém, elas também podem ser prejudiciais, pois absorvem os nutrientes disponíveis na água. Além disso, no mesmo processo em que liberam oxigênio e retiram o gás carbônico da água, ao fazerem a fotossíntese durante o dia, as plantas aquáticas ao respirarem em excesso passam a disputar oxigênio com os peixes. Com certeza esse processo de crescimento e tomada das águas não se deu do dia para noite. São necessários 29 dias para que o lago esteja tomado pela metade. E assim, no 30º dia já está totalmente tomando comprometendo o oxigênio disponível.
E o que isso tem a ver com empreender?
Se olharmos para nossa trajetória de vida poderemos ver que em tudo podemos agir antecipadamente, criando estratégias, táticas e planos de ação para que não sejamos pegos de surpresa (desemprego) e fiquemos sem o oxigênio necessário para respirar e agir em nossa vida.
Se a pessoa que cuida do lago está atenta e percebe que as folhas estão crescendo trazendo desequilíbrio, por que não começar a limpar o lago antes? Por que esperar que a beleza do empreendedorismo se torne uma condição de sobrevivência para começar a agir?
Empreender deve, e pode ser uma ação estruturada. Em que a pessoa se planeja para agir. Pensa no que tem de melhor para entregar a
sociedade em que está inserida, gera um produto ou serviço de valor, entrega isso ao mercado, e como consequência captura valor.
Especialmente as mulheres que tem em si tantas características empreendedoras, que são líderes em suas casas, tomam decisões sobre os mais diversos assuntos e consegue colocar tudo isso de forma harmônica, fica a pergunta.
Por que você ainda não começou a limpar o lago?
Se antecipe! Cave as oportunidades!
Gestora de contratos Facilities | Gestora Técnica em sistemas de Manutenções e Operações Prediais | Seguidora de Metodologias Ágeis, Aplicação de Processos e KPIs | Estudante de Analista de Sistemas (github.com/GioLosso)
5 aParabéns pelo artigo!! As vezes as mulheres tem medo de empreender por não entender o esforço de "limpar o lago". Eu me incluo.