Empresários: Querem crescer? Criem coragem e estruturem um Conselho Consultivo na sua empresa

Empresários: Querem crescer? Criem coragem e estruturem um Conselho Consultivo na sua empresa

Artigo escrito por Luiz Gustavo Tozo sobre Fundamentos da Governança Corporativa referente aula do PFCC (Programa Formação de Conselho Consultivo) da Board Academy Br ministrada por Eduardo Gomes, MBA, CCA IBGC .

Potencial de conselheiros no Brasil

O Brasil possui cerca de 500 empresas listadas em bolsa e essas possuem a obrigação de ter um conselho formal montado. Segundo estudo da FDC – Fundação Dom Cabral existem cerca de 70 mil empresas com potencial para ter um conselho de administração e/ ou consultivo (empresas Ltda ou S/A de capital fechado com faturamento de $ 4,8 a $ 300 MM/ano) e uma taxa de crescimento de 10% a.a. Uma característica comum dentre as empresas que apresentaram maiores taxas de crescimento é que já possuem um Conselho Consultivo formado e consideram essa iniciativa fundamental para o sucesso, “o emprego de conselhos consultivos, a busca pela colaboração com stakeholders externos e a inovação constante dos seus portfolios de produtos e serviços marcaram profundamente o caminho de crescimento desses negócios. Isso comprova a necessidade de coragem para uma aprendizagem constante e para se evitar, a todo o custo, a rigidez estratégica e estrutural que podem, eventualmente, decorrer dos longos anos de existência da organização” Report Trajetórias de Alto Crescimento das médias empresas brasileiras – FDC.

O que é Governança Corporativa?

Conforme o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) é um sistema formado por princípios, regras, estruturas e processos com vistas à geração de valor sustentável para a organização, seus sócios e sociedade em geral.

Código de governança corporativa é um conjunto de princípios e recomendações de boas práticas de governança corporativa e buscam aprimorar o padrão de governança das organizações e buscam refletir as características locais e são muito importantes quando outros mecanismos são insuficientes como forças de mercado, legislação e regulação. Como curiosidade nos EUA existem cerca de 5.000 empresas listadas em bolsa (no Brasil são aproximadamente 500 empresas) com modelos de governança muito robustos e lá esse tipo de controle fica a cargo dos governos estaduais ou até mesmo pelos órgãos de controle como SEC, similar a CVM brasileira.

Nesse momento estão sendo discutido temas muito relevantes no mundo que se trata da regulação do uso da inteligência artificial e seus impactos nos negócios, a exemplo do que aconteceu com a regulação da LGPD anos atrás.

5 Princípios de governança

1) Integridade

2) Transparência

3) Equidade

4) Responsabilização

5) Sustentabilidade

No amor ou na dor

A governança visa melhorar a qualidade do processo decisório onde decisões são tomadas a todo momento na organização e na medida da complexidade elas necessitam de um processo definido previamente. Ex. aprovações de investimentos de valores elevados etc. 

As empresas que implantaram um processo de governança ou tiveram a visão ou sentiram o “calor” devido algum momento da empresa (90% dos casos), como exemplo se está passando por um processo de M&A (Fusões e aquisições) e sente a necessidade de formar um conselho por obrigação do sócio investidor, ou um processo de sucessão familiar dentre outros.

Conselho não faz a estratégia: ele direciona, decide, monitora e incentiva a estratégia

  • Conselho Consultivo é responsável pela recomendação
  • Conselho Fiscal fiscaliza
  • Conselho de administração é responsável por deliberar
  • Sócios/ C-Level decidem

Dicas para o conselheiro

1)   Ser um grande perguntador

2)   Ter humildade

3)   Ter visão estratégica (olhar para dentro e para fora)

4)   Use seu repertório (o diferencial do conselheiro está na sua experiência como executivo, empresário, etc)

Empresários: tenham coragem e dêem o primeiro passo

O Conselho Consultivo é uma excelente opção para as empresas Ltda ou S/A de capital fechado iniciarem no processo de governança corporativa e podem contar com assessoria de empresas como a Board Academy nesse processo.

A boa notícia é que o mercado está bem preparado com profissionais bem formados pelos institutos de formação de conselheiros.

Coragem e sigam em frente !

 

Donizete Barbosa

Diretor Comercial na Consultoria de Negócios

1 m

Muito bom Gustavo e obrigado por compartilhar!!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos