Empresas: Margem bruta e sua percepção de valor.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Fonte: autor

Antes de entender melhor como um impacta no outro, é preciso saber o que é margem bruta. Para isso, há um gráfico ao lado com o passo a passo para chegarmos nesse número:

Ao se deparar com essas informações, é possível afirmar que, a margem bruta nada mais é que o valor que a empresa gera olhando somente receita bruta e custos operacionais. Acredito que a primeira pergunta sobre o assunto seja, como assim? A explicação é encontrada quando se analisa as duas variáveis, que serão explicadas na sequência.

Primeiro, vamos olhar a receita bruta, sua composição é feita pelo ticket médio dos produto(s), vezes o volume vendido. Já os custos operacionais, são compostos por todos os gastos necessários para produzir uma quantidade x de produtos.

Ao entendermos esses conceitos, vamos fazer a seguinte reflexão pela ótica do empresário: Se o consumidor acreditar que meu produto detém algum valor intrínseco, estará disposto a pagar um ticket médio maior por cada produto, do contrário, um preço maior tende a afasta-lo, uma vez que meus produtos não têm nada de diferente em relação aos seus semelhantes no mercado.

Desta forma, para uma empresa ter uma margem bruta maior, seus consumidores precisam encontrar um valor relevante no produto ou serviço consumido, se não enxergarem isso o aumento de preços fará com que a demanda seja menor e consequentemente uma margem bruta reduzida.

Por isso, em alguns setores onde é difícil gerar um valor diferencial no produto/serviços faz com que as margens brutas das empresas que atuam nesse segmento sejam parecidas, justamente pela dificuldade em gerar valor intrínseco aos itens comercializados. 

William Aguilera, CEA©, AAI

Especialista em Investimentos e em Mercado Financeiro | CEA, ANCORD AAI

2 a

Excelente texto!!! Acrescentaria que, em situações onde a margem vai ficando comprimida, caso não haja espaço para aumento do preço por não haver um diferencial que se justifique, o outro caminho seria mexer nos custos operacionais. O que fica mais difícil, pois quando há uma queda de 10% nas receitas, por exemplo, teríamos que reduzir proporcionalmente também os custos para manter a mesma Margem Bruta. O que, em muitos casos, acaba dificultando a operação.

Christian Martins,CRC

Audit | Internal Controls | Risk Management | GRC | SOx | COSO | CRC Ativo | Big 4 | EU passport holder

2 a

Show! Parabéns pelo conteúdo, Luiz.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Luiz Felipe Bezerra da Silva

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos