Errar é Humano? Para quem?
Quando vi a matéria do @uolnoticias sobre os erros de Maju voltei no tempo! Foram 4 anos de TV e eu só queria ter o direito de ser pitizenta. Esse é o termo utilizado “informalmente” para repórter que reclama a toda hora e é vista como super celebridade. Elas têm direito de não gostar do look, do cenário, da pauta, elas podem reclamar do cinegrafiasta, questionar a edição, se meter onde não sabe, repetir o texto, errar, folgar porque o gato morreu…
Mas Maju pode?
Não! Ela tem que agradecer à Deus pela oportunidade!!! Não é todo dia que uma negra chega onde ela chegou!!! Ela tem que ser perfeita e andar mais arrumada que os outros! Ela tem que ter um português impecável! Ela tem que memorizar todo texto e prever as possíveis falhas dos outros!
Não faltam vídeos sobre situações engraçadas de repórteres e apresentadores, mas, para a mulher negra, a crítica sempre vem para questionar a capacidade e a credibilidade. Já escutei que meu brinco chamava mais atenção que a matéria. Que minha guia de orixá não combinava com a roupa. Minha perna, meu vestido, tudo já foi assunto de reunião.
Isso porque eu tinha diretores @osvaldolyra e @alcriber que acreditavam em mim. Avalia quem está 100% por sua própria conta!? Minha primeira matéria na TV foi traumática! Só dava para ver os dentes, porque o cinegrafista nunca tinha filmado uma negra. Mas a culpa foi minha, né? Que não pensei em uma iluminação extra... Toda erro nossa diretora incorporava para mostra que todo mundo erra e que é normal. A internet já faz isso, os youtubers colocam o ''erro'' em preto e branco e isso fica divertido
Está na hora da TV fazer um up grade nesse formato de fazer televisão a começar pelos direitos! Nossa arma é autoestima e o autoamor! Um poder que nos confere consciência da nossa capacidade, inclusive a naturalização de que errar é humano também para nós!
Eu emano amor incondicional para @majucoutinhoreal para ela saber que não está só!
Então UOL, quero sugerir pautas para essa editoria:
• 5 Coisas sobre Maju que você não sabia;
• Negros no jornalismo, um storytelling não tão vastos
• As principais habilidades de Maju que você não conhece;
•Assertividade, Maju explica suas técnicas de TV;
Ah! E se precisar de ajuda estou aqui!
É só chamar!
E para quem não acompanhou o caso, segue esse link para entender melhor.