Escrever melhor, de Dad Squarisi e Arlete Salvador
Escrever não é uma tarefa fácil. É preciso ter técnica, repertório, domínio da língua, disposição, escolher, organizar as frases... Por incrível que pareça, não estou tentando desestimulá-lo, mas sempre procuro incentivar a estudar e praticar as técnicas. E “Escrever melhor – guia para passar os textos a limpo” é um dos meus livros favoritos para um texto de qualidade. Dividido em três partes, o leitor aprenderá técnicas sobre edição e escolha dos termos mais adequados para o texto; na segunda, dicas de gramática para evitar escolhas inadequadas; na terceira, ciladas da língua portuguesa que trazem muitas dúvidas e confusão, como crase, redundâncias, verbo haver, diferença entre hora e ora etc.
Com uma linguagem fácil e explicação prática, o livro é destinado a todos os públicos que escrevem e trabalham com a palavra – estudantes e profissionais –, pois as autoras compartilham dicas que podem ser aproveitadas em diversos gêneros e formatos de textos.
Além disso, nota-se ao longo da leitura a importância de uma mensagem clara e objetiva. As firulas, os termos pouco usados, obsoletos e as frases longas e tediosas são substituídas por escolhas mais simples e diretas. Nesse contexto, os termos clichês e prolixos denotam uma erudição soberba fora de moda, combatida com o bom humor das autoras. Para isso, elas não só explicam a técnica, mas também mostram diversos exemplos de textos complicados e, em seguida, reescritos de forma mais clara. Por isso, um livro indicado a um público amplo. E sempre me surpreendo com algum tópico da gramática – uma leitura excelente para revisar, continuar aprendendo e consultar sempre.