ESG, Capitalismo Consciente & Sustentabilidade
Curso PFCC26: Programa de Formação e Certificação de Conselheiros
ESG: Ambiental, Social e Governança são critérios para avaliar o desempenho e responsabilidade das empresas e seus investimentos atuais e futuros.
Esse conceito foi iniciado em 2004 pelo Secretário da Onu e essa iniciativa foi endossada por 23 instituições financeiras representando coletivamente mais do que US$ 6 trilhões em ativos.
Desde então o conceito foi revisado em várias perspectivas e dimensões e os mesmos ajudam na avaliação de riscos, oportunidades e respectivos impactos, com o objetivo de nortear as atividades, negócios e investimentos sustentáveis.
Temas como capital humano e social, negócio e inovação, propósito e estratégia sustentável, práticas antitruste e mitigação de riscos baseados em várias materialidades determinam a relevância econômica, ambiental e social da organização perante as partes interessadas. A perspectiva dos públicos e da liderança no que diz respeito a aboradem financeira, sociambiental e os indicadores garantem uma reputação que impacta no lucro e na evolução dos negócios. A anticorrupção também tem que ser monitorada e possibilita um desenvolvimento sustentável satisfazendo as necessidades da geração presente sem comprometer as gerações futuras.
Recomendados pelo LinkedIn
O tema ESG não deve ser aplicado somente em empresas grandes, pois temos casos de empresas pequenas e médias que acreditaram que é possível cocriar o munod de um jeito bom para todo mundo.
Gestão e governança baseados em boas práticas tanto interno quanto em toda a cadeia de fornecimento possibilita um capitalismo consciente e sustentável benéfico para a comunidade, para os empregados, acionais e todos os interessados e impactados direto ou indiretamente pelo negócio e postura da empresa.
Os pilares do capitalismo consciente precisam ser estabelecidos com um propósito maior, cultura consciente, liderança consciente e orientação para stakeholders que estejam engajados e comprometidos com o tema.
O ESG não tem volta e ele começa na governança e num investimento responsável, ético e consciente.
A cultura é fortalecida por práticas de ESG através do exemplo e a reputação da empresa é a chave para o sucesso nos negócios. Aprendizado e evolução contínua em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.
Equidade hoje e sempre!