ESG nas Organizações de Saúde
#ESG, #sustentabilidade#gestão hospitalar #inovação #governança# administração hospitalar

ESG nas Organizações de Saúde

MODELO ESG PARA ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE

·        VALDIR R BORBA

Mesmo com todo o desenvolvimento tecnológico no comando das ações, ainda assim, teremos mais necessidade de desenvolver e cuidar dos aspectos humanos dentro das organizações, e igualmente buscar a sustentabilidade ambiental, Social e de Governança como um todo na vida da organização e da humanidade.

Conceitos

O ESG é uma sigla para Environmental, Social and Governance e define os conceitos de ambiental, social e Governança na vida de uma organização.

O conceito e a pratica do ESG estão bem alicerçadas nas grandes organizações transnacionais e dos países desenvolvidos, com cuidado com o ambiente, boas práticas de relacionamento, e especialmente de governança com compliance e medidas éticas e de anticorrupção.

No mundo empresarial, a sustentabilidade é um conjunto de ações que uma empresa toma, visando o seu desenvolvimento operacional, econômico e social, respeitando o meio ambiente do setor e especialmente da sociedade, ou seja, sem agredir o meio ambiente e a humanidade, além de colaborar para o desenvolvimento da própria sociedade.

O E (ambiental) essencialmente com as práticas e cuidado cuida do ambiente como um todo, desde o controle de emissão de gases, medidas contra o aquecimento global, contra os desmatamentos, despoluição de rios, aplicando-se também de forma local e individual, com cultivo de boas práticas de vida e alimentação saudável, dentre outras.

|O S (social) aborda o conceito de ética e respeito nos relacionamentos com colaboradores, parceiros, clientes, gestores, prestadores de serviços e outros, atuando com lisura, ética, praticas anticorrupção e compliance, ou seja, com o emprego de uma gestão com ética.

O G (Governança Corporativa) diz respeito a boa estrutura e práticas de formação e atuação de comitês, conselhos, sucessão, atuação dos gestores, ética nos salários e distribuição de lucros. Envolve-se com as questões estruturais e de políticas da empresa, geralmente discutidas e aplicadas de forma ampla pelo processo de Advice.

Na Saúde em Geral

Com a questão da pandemia ficou muito evidente a fragilidade do atual modelo de governança na área da saúde, principalmente nas questões envolvendo recursos públicos e nas questões de fraudes em aquisições de equipamentos, testes, epi(s), remédios, gases medicinais e outros insumos para organizações de saúde, com sobrepreços, desabastecimentos e tantas outras má praticas no momento emergencial.

Demonstrada a fragilidade ficou evidente a importância de se aplicar rapidamente os conceitos e as práticas do ESG nas organizações de Saúde, procurando com isso estruturar essas organizações para que se possam transformarem, tais quais as organizações dos países mais bem desenvolvidos.

No campo do E (ambiental) urge que se busque garantir a defesa do meio ambiente na saúde, com regulamentações sobre tudo que diz respeito a segurança do paciente e das equipes de profissionais, do ambiente de trabalho e da Sociedade em geral. Lembrando que muito foi feito nesse período, mas é preciso continuar avançando.

No campo do S(Social) é importantíssimo que reforce os relacionamentos com ética, com respeito entre as empresas fornecedoras, prestadoras, profissionais, diretores, gestores e colaboradores. É preciso entender os limites e o que é intransigível e inquestionável para a boa prática de sociabilidade.

O G (governança corporativa e assistencial) ficou evidente que esse é o ponto que precisa ser rapidamente transformado, buscando-se compliance, governança clínica, entrega de valores, gestão com ética, estruturação sólida de governabilidade e de diversidade nos Conselhos, comitês e outros órgãos em todos os níveis da organização. Não será possível tolerar uma gestão sem esses princípios basilares.

De maneira ampla, teleológica do tudo e do todo, para que a vida se mantenha segura e com dignidade é preciso entender a sustentabilidade (Ambiental, Social e de Governança) como base ou fundamento, princípios e valores e, tanto o homem quanto as organizações, devem estar alinhados na defesa e na preservação desses princípios e valores pétreos, essenciais para a vida no ambiente e em sociedade. Isso está diretamente ligado à responsabilidade e a ética, essencialmente dentro da sociedade de organizações e governos.

Acreditação ESG em Organizações de Saúde

No setor Saúde, as organizações buscam e se estribam nas certificações de qualidade e Acreditação: ONA I, II e III, Acreditação Canadense, Europeia e outras. Doravante, além dessas deverão buscar uma acreditação que integre todas as partes, ou seja, a Acreditação ESG, para avaliar e validar as boas práticas em relação a sustentabilidade ampliada, envolvendo o ESG.

Nos hospitais já é comum a discussão, o debate e as ações de políticas e diretrizes ao Hospital Verde, ou Hospital construído em bases de sustentabilidade ambiental, de respeito e conforto aos pacientes e aos trabalhadores, com preocupações no reuso de águas, iluminação, ventilação, UTI(S) Humanizadas, Estação de tratamento de esgotos (ETEs), ambientes climatizados e tantos itens que integram a agenda da arquitetura moderna de hospital sustentável.

A liderança ESG na Saúde

A grande preocupação é com os aspectos de Responsabilidade Social e Gestão Ética, especialmente no quesito de Governança Ética como pilar da construção de um modelo organizacional sólido, firmemente sustentado por um estilo de gestão, que possa levar a uma nova geração de empresários, gestores e pesquisadores da organização social, envolvidos na economia social e ética, no respeito e no cuidado com o homem e com a sociedade e, para isso, é preciso entrar nos aspectos: ambiental, social, econômico e eticamente sustentável. É preciso combater a corrupção.

Na modernidade da liderança ética, inovadora e com um novo modelo de gestão prevalecerá a integridade em todos os sentidos, com respeito à bioética, ao meio-ambiente, com responsabilidade social e corporativa e predominantemente ético, sem fraudes e com respeito à diversidade em todos os níveis e ambientes.

Esse novo modelo para área da Saúde será de integralidade convergente como síntese de todas as teorias e práticas de gestão, reunindo no mesmo campo unificado as teorias sociais, humanas e biossociais e as tecnologias de ponta, incluindo a realidade virtual, telecomunicações, nanotecnologia, genética, com a ecologia, bioética, humanismo e essencialmente respeito e humanização

·        VALDIR R.BORBA

Consultor, conselheiro em gestão de Saúde

Administrador Hospitalar Emérito 1991 CBAS

Autor dos livros: Teorias Inovadoras – Ed. Sarvier

Integridade convergente na gestão – DOC Editora


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de MSc. MBA VALDIR Borba

  • MODERNIDADE NA GESTÃO

    MODERNIDADE NA GESTÃO

    Ousar e inovar. Esse é o binômio da criação em qualquer segmento ou para qualquer tipo e modelo de organização.

    1 comentário
  • GOVERNANÇA ESG NA SAUDE

    GOVERNANÇA ESG NA SAUDE

    GOVERNANÇA COMO EIXO PARA O ESG NA SAÚDE · Valdir R. Borba Obviamente para o desenvolvimento e aplicação do ESG é…

    1 comentário
  • EXPERIENCIAS MARCANTES COMO GESTOR HOSPITALAR

    EXPERIENCIAS MARCANTES COMO GESTOR HOSPITALAR

    MINHAS EXPERIENCIAS MARCANTES COMO GESTOR HOSPITALAR 2024 “O homem que viveu a vida, deixa-a melhor do que a encontrou,…

  • GESTÃO COMPARTILHADA

    GESTÃO COMPARTILHADA

    PARCERIAS INTERNAS ENTRE HOSPITAL, CORPO CLINICO E CORPO FUNCIONAL Até agora discorremos sobre as parcerias clássicas…

    1 comentário
  • SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

    SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

    NOVO MODELO DE LIDERANÇA PARA SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL (*) (**) Prof. Valdir R.

  • LIDER CRIATIVO

    LIDER CRIATIVO

    O LIDER CRIATIVO NA SAÚDE Adentramos agora no ponto da liderança inovadora profissional e pessoal, destacando o líder…

  • PLATADORMAS DE CONTROLE DE BAIXO CUSTO

    PLATADORMAS DE CONTROLE DE BAIXO CUSTO

    PLATAFORMAS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTRATEGICO E OPERACIONAL DE BAIXO CUSTO E ALTO DESEMPENHO EM GESTÃO DE SAUDE…

  • GOVERNANÇA ASSISTENCIAL COMPARTILHADA

    GOVERNANÇA ASSISTENCIAL COMPARTILHADA

    PARCERIAS INTERNAS ENTRE HOSPITAL, CORPO CLINICO E CORPO FUNCIONAL Até agora discorremos sobre as parcerias clássicas…

    1 comentário
  • O LIDER POSITIVO

    O LIDER POSITIVO

    O líder positivo (LP) de alta performance desenvolve um padrão pleno, integral, e positivo, que transmite o sentido de:…

    1 comentário
  • FATORES CRITICOS DE SUCESSO EM ORGANIZAÇÃO DE SAÚDE

    FATORES CRITICOS DE SUCESSO EM ORGANIZAÇÃO DE SAÚDE

    FATORES CRITICOS DE SUCESSO EM ORGANIZAÇÃO DE SAÚDE Os fatores críticos de sucesso (FCS) representam elementos…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos