ESPELHO, ESPELHO MEU
“Se você sofre por coisas externas, não são elas que o perturbam, mas seu próprio julgamento delas. E está em seu poder eliminar esse julgamento agora.” Marco Aurélio
Segue abaixo mais uma das Vacinas de Resultados e Produtividade da AlphaGraphics, que publiquei em meu livro e estou republicando semanalmente neste espaço.
Passei uma parte importante da minha infância no meio de livros. 📚📕Sim, tive a sorte de nascer em uma família proprietária de uma rede de papelarias. Praticamente, todas as nossas lojas ficavam em shoppings e, assim, cresci podendo usar as livrarias desses shoppings como minhas bibliotecas.
📖 Os livros abrem mundos novos, perspectivas diferentes, que podem ser muito úteis no nosso dia a dia.
🧚Até mesmo contos de fadas.
Segundo um estudo recente (Zepke et al., 2003), os contos de fadas são uma espécie de ilhas isoladas de liberdade, oferecendo às crianças um “local de fala infantil” em meio a um mar de conformidade adulta. Ao confrontarem os dilemas éticos, filosóficos e educacionais, os contos de fadas podem ser vistos como um santuário de liberdade, pensamentos e imaginação fantástica.
🪞Tomemos o exemplo da Branca de Neve.
Um dos meus gurus, o neurocientista Pedro Calabrez afirma no livro Em Busca de Nós Mesmos, que escreveu com Clóvis de Barros Filho, e foi publicado pela Editora Citadel, que esse conto retrata uma jornada do autoconhecimento, descrevendo simbolicamente a partida daqueles que abraçam o mundo como forma de enfrentar os mais variados desafios e vencer. Após bastante tempo, a experiência proporciona bagagem para que esta se abra com alguém e retome seu posto.
Chama-me a atenção, principalmente, a passagem em que a madrasta fala com seu espelho mágico 🪞 e pergunta se “existe alguém mais bela do que eu?”
Até hoje, na verdade, quando converso com alguém que se julga superior aos outros, seja em beleza, em inteligência, em riqueza, flagro-me repetindo silenciosamente o mantra: “espelho, espelho meu, existe alguém mais… do que eu?”
Não pensem, no entanto, que eu só vejo o lado ruim disso. Não. De certa forma, é exatamente o contrário. Quer ver? Então, vamos fazer um pequeno teste, usando duas perguntas:
• Quais são as três pessoas mais importantes da sua vida?
Pode parar e pensar um pouco, eu sei que é difícil escolher apenas três entre tantas pessoas que fazem ou fizeram diferença para você. Respire, portanto, e vá para a segunda pergunta.
• Entre estas três pessoas, qual a mais importante da sua vida?
Ficou mais difícil? Então deixe-me simplificar. Parabéns a quem respondeu “EU”. Ou seja, parabéns a você que respondeu que a pessoa mais importante do mundo é você mesmo. Definitivamente não existe nenhuma pessoa neste mundo mais importante para você do que você mesmo.
Agora, fique tranquilo porque eu vou explicar que não existe nenhum paradoxo em relação ao que eu estava falando antes do teste.
E porque eu não estou repetindo o mantra do “espelho, espelho meu”.
Não. Achar que você é importante para você mesmo, em minha opinião, não o torna de forma alguma um egoísta ou qualquer outro adjetivo pejorativo. Na verdade, e também em minha opinião, isso o torna melhor.
Sim, porque lhe traz autoestima e um senso de responsabilidade e cuidado consigo mesmo. Postar-se como a pessoa mais importante da sua própria vida fará você tomar decisões melhores e será mais feliz.
Recomendados pelo LinkedIn
E sim, devemos e tomamos decisões incluindo, envolvendo e pensando nas outras pessoas, como pais, filhos, cônjuges, irmãos, familiares e amigos.
Mas é muito mais saudável e eficaz, quando esta decisão também alcança VOCÊ, destaca VOCÊ, faz bem a VOCÊ, traz coisas boas para VOCÊ e faz VOCÊ feliz. Nessa hora você se alimenta de autorrealização, pelo conjunto da obra por todos os envolvidos.
Porque, se você não estiver bem, dificilmente irá desfrutar dos melhores momentos com todas as outras pessoas que você ama e que se relaciona no dia a dia ou esporadicamente. Dificilmente irá conseguir ajudar os outros se não estiver bem.
Posicionar-se como protagonista principal da sua vida ajuda você a descobrir o seu propósito da sua existência.
Afinal de contas, para que você veio ao mundo? Para que você acorda todos os dias? Não é só para servir aos outros, pelo menos não “servir por servir”. Mas “servir aos outros” porque isso faz bem a você, porque é muito mais gratificante, verdadeiro e natural, é servir de coração.
Portar-se como a pessoa mais importante da sua própria vida fará você cuidar mais da sua saúde, da sua educação, da sua espiritualidade. Fará bem a você.
Estar no comando da sua vida lhe faz saber realmente aonde quer chegar. Mais do que isso: ensina como e com quem, apontando novos caminhos para chegar lá, mudando o jeito quando necessário para achar o caminho certo, sem insistir em métodos ultrapassados ou em pessoas que não estão remando contigo na mesma direção.
E sabe qual é a melhor parte de tudo isso?
Fará de você uma pessoa muito melhor, mais confiante e preparado e com mais entrega para aquelas três pessoas que você destacou no início da nossa conversa como as pessoas mais importantes da sua vida.
Acredite! A energia vem do centro pra fora e o centro é você.
Agora, respire, volte lá no espelho e faça a pergunta certa: “Espelho, espelho meu, existe alguém mais decidido a ser feliz do que eu?”
Esta Vacina está no meu livro. E todas as Vacinas têm também sua "vacininha", um resumo do que tentei passar no texto em formato de história em quadrinhos. Confira:
Como repito sempre, a ideia é levar mais longe essas Vacinas, indo na direção da vocação da AlphaGraphics que tem a ver com a completa integração de canais. Por isso, colocamos este QR code que levará a um video em que apresento esta Vacina.
Gostou? Então não deixe de publicar seu comentário.
E não perca o próximo artigo.
Gestão Empresarial Integrada com Analise de Negocio e Pesquisa de Mercado | ESE - Escola Superior Empreendedorismo
6 mBom dia , Parabêns, show de Bola, que mensagem especial, Espelho, espelho meu, Yeshua já disse , sou o que sou !!!