Está chegando o celular do Elon Musk?
O povo Marubo agora não está mais isolados na Amazônia. A tribo com cerca de 2 mil membro recebeu a internet de Elon Musk por meio da Starlink, uma das empresas do homem mais rico do mundo. O impacto com a chegada da internet trouxe uma mudança imediata na população Marubo - uma das tribos mais isoladas do Planeta. Muitas crianças rapidamente já criaram suas contas no Facebook e Instagram. O New York Times registrou tudo em uma extensa matéria especial.
O efeito da chegada da internet foi imediato. Conforme a reportagem, Tsainama Marubo, de 73 anos, uma das mulheres da tribo, disse: "os jovens ficaram preguiçosos por causa da internet". As crianças e os adultos ficam praticamente o dia inteiro acessando jogos, vídeos e conteúdo inapropriado.
A SpaceX já lançou 6 mil satélites de órbita baixa e consegue fornecer acesso à internet para lugares remotos como Saara e as pradarias da Mongólia. Mas qual seria a real intenção de Elon Musk com essa estratégia? Há hoje 66 mil contratos ativos da Starlink na Amazônia que atingem 93% dos municípios da região. E porque ele está dando acesso a pessoas que nunca tiveram contato com a internet?
Recomendados pelo LinkedIn
UM SMARTPHONE DISRUPTIVO ESTÁ A CAMINHO?
Acredita-se que Elon Musk está preparando o território para fabricar um smartphones de alta tecnologia que vai somar as melhores tecnologias embarcadas de seus produtos como os carros da Tesla e a internet da Starlink. O fato é que o bilionário não está disposto a parar. Um novo aparelho celular integrado aos satélites e carros, com acesso livre à internet seria possível no Brasil? O que aconteceria com a Claro Brasil, Oi Vivo (Telefônica Brasil) e todas as outras companhias brasileiras?
Elon Musk quer deixar a sua marca na história e está disposto a romper de vez com o status quo. Ele já provou do que é capaz de gerar inovação disruptiva trazendo foguetes de volta à Terra. Agora é esperar os próximos capítulos e ver quais são os novos eventos de Elon Musk.