Estamos inteligentes demais para ver

Estamos inteligentes demais para ver

Estamos com um arsenal de informação que há pouco tempo estava apenas na ficção científica.

Produzimos brinquedos inventivos imitando o ser humano ou substituindo ele. A roda, rádio, telefone, internet, computador, robôs, inteligência artificial, hologramas, transgênicos e outras expressões da racionalidade humana.

Tudo isso melhorou o mundo?

A resposta geralmente é polarizada tendo os otimistas vendo o copo meio cheio e os pessimistas vendo o copo meio vazio.

Mas lhe convido a observar uma terceira visão, o copo que não está nem meio cheio nem meio vazio, apenas com metade de agua, isto é, a realidade pragmática.

Se facilitar tente se posicionar como um extraterrestre visitando pela primeira vez este planeta. Você observaria maravilhado o potencial do livre arbítrio humano, ao mesmo tempo horrorizado com a irresponsabilidade de como esta capacidade é utilizada.

Então questionamentos começariam a brotar em sua consciência como:

Se esta civilização é tão inteligente por que estão matando uns aos outros?

Por que estão se suicidando destruindo os recursos que mantém a vida de todos?

Se podem criar qualquer coisa, por que criaram o sofrimento com epidemias de ansiedade e depressão?

Se prezam tanto pela família, sendo o planeta e a humanidade seu grande lar, por que tanto desprezo com a própria família?

Então sua consciência gritaria: ISSO É LOUCURA!!!!

Bem, as reflexões que descrevi são fatos e não ficção científica.

Ficamos tão arrogantemente apaixonados pelo potencial de nosso raciocínio para desenvolver coisas cada vez mais sofisticadas que não vemos o efeito colateral desta cegueira.

Nossos pensamentos tornaram-se nossos guias de vida. Dando tanto valor que transformamos opiniões em religiosas ideologias que matam uns aos outros.

Agora queremos e precisamos “pensar fora da caixa” porque o mundo está entrando em colapso e precisamos de novas soluções. Então pensamos que é preciso de mais inteligência para criar o novo.

Entretanto, poucos se deram conta que a inteligência é a “caixa” que dentro dela tem suas crenças, ideologias, metas, padrões, tradições, vícios, medos, angústias, rancores, orgulho, etc.

Como criar uma nova solução com a fórmula que originou o problema? O extraterrestre também ficaria indignado com esta burrice sofisticada.

A inteligência jamais verá fora da caixa, pois ela é a caixa. Para ver fora da caixa é preciso algo grandiosamente óbvio.

Estamos inteligentes demais para ver isso. Para ver que é preciso algo simples, inato e que sempre esteve na nossa cara.

Sentimentos. Do que vale toda a inteligência adquirida sem alegria, amor, compaixão, amizade?

Utilizar a inteligência como ferramenta para materializar sentimentos benéficos é sabedoria. Por isso, para “pensar fora da caixa” é preciso ser sábio(a).

A racionalidade/inteligência é um meio que pode beneficiar o ser humano e o planeta, mas tecnologia sem compaixão pode ser uma arma de destruição em massa.

Comece a ver a “caixa”(inteligência) como uma caixa de ferramentas que você usa para criar coisas que proporcionem resultados que gerem sentimentos benéficos.

Passamos muito tempo em palestras, cursos, redes sociais e eventos procurando algo que não está lá. Uma experiência humana de salvar uma única vida, por exemplo, é infinitamente mais valioso que a soma de toda informação adquirida.

Para a Nova Economia e uma Nova Vida precisamos ver além da inteligência, precisamos ser sábios.

Para o infinito e além terráqueos!!

Grande abraço.

Parabéns Eduardo, ótimo texto e reflexão! Estamos sempre em busca de criar a solução mais inovadora, mais grandiosa e esquecemos do simples, do que está a nossa frente. Abraços!!

João Dulcemar Caetano de Oliveira

Terapeuta Vibracional de Empresas e Pessoas. Faço Diagnóstico Vibracional Empresarial, identificando todos os setores e fluxos que devem ser trabalhados para a empresa atingir suas metas.

5 a

Este é seu melhor texto! Absolutamente lúcido e suficientemente visionário para ver os limites da caixa. Parabéns!!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos