Esteja Preparado para o Não
Estar preparado para o "não" pode ser a chave para ir mais longe e mais rápido. Em 2023, vivenciei a crise dos 30 anos e muita coisa se reorganizou em minha vida: nova empresa, nova casa, novos desafios e, recentemente, tornei-me embaixador na Escola PM3 . Um desses desafios foi a mentoria de pessoas ingressando na área de produto e tecnologia.
Em conversas com mais de 30 pessoas, percebi um padrão. Elas tinham tudo o que era necessário para as vagas desejadas: currículos adequados, boa apresentação de ideias para entrevistas, mas muitas não estavam preparadas para enfrentar um enfático "não". Não estar preparado para isso pode trazer desmotivação, perda de foco e, às vezes, levar a decisões precipitadas.
Baseado em minhas próprias experiências e nos conselhos de amigos e colegas, posso afirmar que as pessoas que lidam bem com o "não" tendem a ser mais felizes e bem-sucedidas. Por trás de cada "sim" que recebem, há muitos "nãos". Portanto, se você está mudando de emprego, fazendo uma transição de carreira ou ingressando no mercado de trabalho, prepare-se para o "não". Não desista e mantenha o foco. O "não" nunca definiu quem somos ou nossa capacidade.
Lembre-se de que o sucesso também inclui enfrentar complexidades e incertezas. Se busca o "sim", torne-se um colecionador de "nãos". Essa pode ser a métrica que indica seu progresso e consistência em ações, criando oportunidades.
Recomendados pelo LinkedIn
Aprenda a diferenciar os "nãos" falsos. O mercado é competitivo, e, às vezes, é mais fácil receber um "não" do que um "sim". Pode ser que você seja a pessoa certa para a oportunidade, mas existem outros candidatos competindo pela mesma vaga. Não desista ao ouvir um "não"; siga em frente. Se teme fracassar, lembre-se que até mesmo Steve Jobs foi demitido de sua própria empresa e Daniel Ek enfrentou a complexidade do mercado sem desistir. Esteja preparado, NÃO DESISTA!