Estratégias de diferenciação para se tornar mais competitivo
Freepik

Estratégias de diferenciação para se tornar mais competitivo

Confesso que o termo competição não é o que mais me agrada, mas a realidade é essa, o mercado de trabalho é competitivo. A boa notícia, por um outro lado, é que todos nós temos a capacidade de nos mostrar e entregar o nosso melhor para termos êxito no que buscamos profissionalmente.

Um ponto importante nessa competitividade profissional é mostrar o nosso diferencial. O que você me responde para a seguinte pergunta: qual é o seu diferencial hoje?

Para contribuir, deixo aqui 3 pontos para lhe apoiar nessa estratégia de diferenciação:

1ª Cuidar-se de forma sistêmica

Somos seres sistêmicos, isso significa que a nossa vida não é só trabalho. Você tem vida pessoal, que traz seus relacionamentos, sua saúde física, sua prática de espiritualidade.

Entenda: o que você é nas outras áreas da sua vida, impacta diretamente a sua carreira.

Como você se cuida?

Com que você relaciona?

No que você acredita?

Como você busca ser uma pessoa melhor?

Ser uma coisa na vida pessoal e outra no trabalho é incongruente, o mercado não tem mais espaço para isso. Você está sendo observado o tempo inteiro e não somente pelas formações, cursos e experiências profissionais que você tem, mas também pelo estilo de vida que você leva.

2° Integre e respeite a sua história

Você possui uma história de vida, não a despreze, o seu ouro está exatamente nela. Todas as experiências que você viveu, na sua vida pessoal e profissional, fazem de você o que você é hoje. Valorize isso.

Quando você entra em contato com a sua história, você se diferencia, porque ela é única. Há diversas pessoas que trabalharam nas empresas que você trabalhou e fizeram os cursos que você fez, mas ninguém viveu isso como você. Ninguém tem a sua história e isso lhe diferencia.

Quando você olha para si, dessa maneira, se apropriando de cada pedacinho da sua história, você ganha força.

Frases como “não gosto nem de lembrar quando eu trabalhava naquela empresa”, desonram a sua história, e quando você faz isso, está excluindo você mesmo.

Honre a sua história e cada pedacinho dela. Você só é a pessoa que é graças a ela. E isso faz de você um profissional único e especial.

3° Crie sua marca pessoal

As pessoas têm que olhar para você e terem clareza de qual é o seu estilo, o seu “jeitão” de ser.

- É claro quais são seus valores?

- Qual a imagem que você passa?

- A bandeira que você defende?

Isso precisa estar ligado aos seus objetivos profissionais. Se o meu estilo de vida não condiz com o que eu quero para minha carreira, eu mostro incongruência. E não há espaço no mercado para pessoas incongruentes.

Pegue o caderno para começar a fazer essas reflexões, elas são ricas para lhe ajudar a se apropriar de toda a sua jornada, deixando seu discurso mais forte e lhe diferenciando no mercado.

Vamos lá?

Flávia Motta

Ps. Mais conteúdo sobre estratégias de carreira no meu canal do Telegram: https://t.me/canalflaviamotta

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Flavia Motta

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos