Estrelas além do tempo

Estrelas além do tempo

Durante a corrida espacial e a guerra fria, Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson são mulheres negras que trabalham como matemáticas na NASA fazendo o trabalho de computadores. O filme mostra a trajetória de como cada uma delas trabalha e passa por dificuldades em serem mulheres negras e que vivem em um século onde a segregação racial existe, ou seja existem locais para negros e locais para brancos.

Outro ponto que o filme aborda é a desigualdade de gêneros de homens e mulheres, Katherine vai trabalhar no grupo de tarefas espaciais que são um dos maiores responsáveis por “lançar” o homem ao espaço. Durante o tempo que Katherine trabalha lá ela passa varias dificuldades, todos os dias ela vai até outro prédio para usar o banheiro, deve usar a “cafeteira para negros” e caso realize algum calculo pelo fato de ter o cargo de “computador” não deve utilizar sua assinatura em nenhum relatório.

Outra personagem que tem grande destaque é Mary Jackson que tem o sonho de ser engenheira e luta pelo direito de estudar e se formar, ela recorre à justiça com o objetivo de ser a primeira mulher e negra a estudar na faculdade de Virginia. Depois de fazer um grande discurso ela consegue o direito de estudar durante a noite e se torna a primeira mulher engenheira da NASA, trabalhando na construção de uma capsula que leva o homem ao espaço.

Para completar o trio, Dorothy Vaughan que trabalha e exerce a função de supervisora, porém não tem o reconhecimento e nem o cargo, comanda um grupo de mulheres negras que tem a função de “computadores” fazendo cálculos matemáticos, quando fica sabendo que a NASA comprou um novo computador capaz de fazer vários cálculos por segundo e colocar em risco o seu emprego e de suas colegas, resolve aprender durante a noite como programar o computador e ensinar as suas colegas de trabalho.

O filme aborda a questão do racismo e do feminismo que ganha força nos anos 60 e 70, também mostra a dificuldade de Katherine que trabalha para sustentar 3 filhos, mostra também o quão forte e independente as mulheres são.

Uma das cenas mais poderosas do filme foi a de Mary Jackson onde ela diz ao juiz “De todos os casos que o senhor vai ouvir hoje, qual deles fará o senhor ser o primeiro?”, ela mostra que não importa o quão difícil seja o caminho, se você tem um sonho deve correr atrás e não desistir, a conquista pelo “sim” é uma das mensagens da cena.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos