EXCELÊNCIA EM GESTÃO
A globalização e a tecnologia, particularmente a tecnologia da informação, quebraram os velhos paradigmas do mundo dos negócios de forma irreversível.
O que era adequado na era industrial já não garante a competitividade na era do conhecimento.
Na Nova Economia, vale mais o conhecimento do que os ativos tradicionais. E sempre que novos paradigmas são estabelecidos, surgem vantagens e desvantagens, oportunidades e ameaças.
ficar com a melhor parte?
Para ter sucesso neste novo cenário, as empresas precisam praticar a gestão do conhecimento, ser mais ágeis e mais competitivas; é preciso adequar-se, fazer ajustes. Não se obtém resultados diferentes (e melhores!) fazendo sempre as mesmas coisas.
É preciso promover mudanças, estruturadamente.
Na Nova Economia, considera-se abundante a oferta de capital para bons projetos, e este, por sua vez, viabiliza o acesso às mais modernas tecnologias. No entanto, apesar de suas grandes contribuições, capital e tecnologia não garantem o sucesso de uma empresa.
Cada vez mais, ganha importância e valor no mundo dos negócios o chamado “ativo intangível”, que é diferente do tradicional, representado pelo ponto comercial, marca, tradição.
O ativo intangível moderno valoriza aspectos que a concorrência não consegue imitar, como gestão de negócios, que inclui: qualidade do capital humano e intelectual, gestão do conhecimento, estilo de liderança, ética, responsabilidade socioambiental.
Recomendados pelo LinkedIn
De forma crescente, consumidores têm privilegiado empresas que cultuam estas práticas e valores, e os melhores profissionais do mercado têm demonstrado preocupação com os valores das empresas com as quais negociam.
Este conjunto de práticas e valores recebeu o nome de “excelência em gestão”.
A excelência em gestão, ao contrário do que pensam muitos gestores e empresários, não é uma utopia, não exige a aplicação de teorias complexas, custa menos e ganha o respeito e a preferência de todos: clientes e parceiros de negócio, colaboradores e, principalmente, da sociedade.
E o melhor de tudo: agrega valor. Aquele tipo de valor que os investidores modernos buscam.
No entanto, a excelência em gestão não é um modismo que se implementa por discursos; a exemplo da conhecida certificação ISO-9000, trata-se de uma conquista, e, para isso, requer a firme determinação da Alta Administração.
Como sabemos, em qualquer processo de quebra de paradigmas, o maior desafio é o ser humano, que, sentindo-se ameaçado, resiste às mudanças, às vezes, com argumentos ardilosos.
Lembremo-nos da valiosa lição:
“No processo da seleção natural das espécies, não sobreviveu o mais forte nem o mais inteligente, mas o que melhor se adaptou às mudanças do ambiente".